A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) campus de Dracena, realizou ontem, 15, várias palestras em comemoração ao Dia do Engenheiro Agrônomo, com a presença de professores, alunos, profissionais do ramo, autoridades municipais e empresas parceiras, no auditório Gabriel José Delgado Martins. O evento foi aberto ao público.
A mesa diretiva foi composta pelo presidente e coordenador executivo, Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo, pelos coordenadores Anderson Chagas Magalhães, Daniel Nicodemo, Fábio Erminio Mingatto, representante dos alunos Gabriel Leonardi Antonio, secretário de Agricultura e Meio Ambiente Antenor José de Oliveira Filho, que representou o Executivo e Milton Polon representando o Legislativo.
O coordenador Anderson Chagas abriu o evento citando o surgimento da classe agrônoma e ressaltou que a profissão foi uma das que mais evoluíram nas últimas décadas.
A primeira palestra ocorreu às 9h, com o tema Resíduos Sólidos, ministrada pela engenheira agrônoma Zuleica Maria de Lisboa Perez. Ela é coordenadora de Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e do Programa Estadual de Resíduos Sólidos. Em seguida, houve palestra com o diretor de Relações Institucionais do Crea-SP, Nelson de Oliveira Matheus Júnior, com a palestra Organização da categoria do engenheiro agrônomo.
A comemoração foi realizada em parceria com a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Dracena (Aerad), Ottoboni Máquinas Agrícolas, Heringer Fertilizantes, Arysta LifeScience, Prospecta Incubadora Tecnológica e Furtado Shimidt Equipamentos Topográficos, que também estiveram presentes no local.