A Justiça Eleitoral de Dracena realizou ontem, 25, no Cartório Eleitoral, a lacração das urnas eletrônicas para a votação do segundo turno para presidente e vice-presidente da República, que ocorre no próximo domingo, 26.
Os trabalhos de lacração e checagem das urnas foram realizados pelos funcionários do Cartório Eleitoral, com acompanhamento do juiz eleitoral da Comarca, Roge Naim Tenn. De acordo com o chefe do Cartório, Moacir Auresco, são 96 urnas para a votação em Dracena e 16 para Ouro Verde, que pertence à Comarca.
Em eventual problema técnico, há urnas de reservas para substituição. No primeiro turno, dia 5, nenhuma urna precisou ser trocada em Dracena e Ouro Verde.
Moacir explica que os programas de informática do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do primeiro turno das eleições, que ocorreu no último dia 5, estão mantidos nas urnas.
“A única substituição é na mídia de resultados”, informa o chefe do Cartório. Antes de serem lacradas, as urnas são testadas para verificar se há algum problema e é feita a checagem de horários.
As urnas eletrônicas são programadas pelo TSE para começar a funcionar a partir das 7h de domingo, dia da votação, quando são ligadas no mesmo horário em todo o país.
De acordo com Auresco, após a lacração, as urnas permanecem guardadas no Cartório e no sábado de manhã, 25, voltam a ser transportadas para as escolas onde as votações serão realizadas.
No segundo turno haverá 440 mesários trabalhando nas duas cidades, um número menor, em relação ao primeiro turno quando 600 foram convocados, mas estão mobilizadas equipes de apoio das escolas e para os postos de justificativas que irão funcionar em todas as escolas onde as votações estarão ocorrendo.