Na semana que antecede o Dia de Finados, a administração do Cemitério Municipal todos os anos ressalta os cuidados com vasos de plantas sobre os túmulos, para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue.
Grande parte dos vasos vistoriados no cemitério encontra-se fora do padrão necessário e o local torna-se um grande foco para o desenvolvimento do inseto. Portanto, os visitantes devem se preocupar em adquirir vasos com furos para evitar o acúmulo de água nos recipientes.
Laura Cristina Zanoni, proprietária da Floricultura e Paisagismo Vitória Régia, encomendou uma grande quantidade de vasos, para atender a demanda no período, totalmente adequados conforme as solicitações do cemitério. Os vasos possuem furos na parte inferior que facilita o escoamento da água. Alguns possuem até um sistema de drenagem, que faz com que a água passe por camadas de manta acrílica e pedras, para melhorar a vazão e fazer com que a água seja escoada de forma limpa.
Apesar de alguns consumidores optarem por vasos sem furos, Laura disse que sempre conscientiza e avisa os clientes para que se atentem sobre os cuidados básicos necessários, para que cada um assuma seu papel de combate à dengue. A empresária, ainda, ressaltou que as flores artificiais também são ótimas opções, porque além de não acumularem água, não necessitam de cuidados especiais.
A floricultura trabalha com flores naturais e recebeu uma grande remessa de crisântemos, margaridas, bolas belga, kalanchoes e calandivas para atender a demanda das vendas neste final de semana. A Floricultura e Paisagismo Vitória Régia funcionará neste sábado até as 16h e domingo até as 12h.
DICAS – De qualquer forma, flores naturais ou artificiais devem-se ter alguns cuidados na hora de levar vasos ao cemitério: é necessário manter o nível de areia até a borda evitando o acúmulo de água; usar pedras ao invés de areia, que facilitam o escoamento da água; retirar o invólucro de celofane que embrulha o vaso ou buquê, por ser impermeável, favorece o acúmulo de água e eliminar pratos e cachepots, aqueles suportes para os vasos, geralmente de cerâmica ou porcelana, que também propiciam a deposição de água. Simples medidas uma vez adotadas, dificultarão a procriação do mosquito da dengue.