A unidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), instalada em Dracena deu início ontem, 19, no município de Monte Castelo, a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD). Investiga anualmente as características gerais da população como, educação; trabalho; rendimento; aspectos demográficos; habitação e outras, com periodicidade variável, de acordo com as necessidades de informação para o País.
O levantamento dessas estatísticas constitui um importante instrumento para formulação, validação e avaliação de políticas orientadas para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria das condições de vida no Brasil. A PNAD é realizada desde 1967 sendo a pesquisa social mais completa que existe no Brasil, utilizando uma amostra de domicílios.
O IBGE em Dracena abrange 10 municípios (de Junqueirópolis a Panorama) e Monte Castelo foi o município escolhido de forma aleatória baseado no cadastro nacional de endereços do IBGE. As entrevistas serão realizadas em 90 residências distribuídas em três setores da zona urbana e dois setores da zona rural.
A pesquisa utiliza uma amostra de domicílios e possui as seguintes estruturas: Pesquisa Básica – destina-se a investigar de forma contínua as condições de habitação, equipamentos domésticos, educação, migração, trabalho, fecundidade e nível econômico do domicílio e Pesquisa Suplementar – investiga de forma mais profunda os temas permanentes ou outros assuntos de interesse que se interligam com os da Pesquisa Básica. Neste ano o suplemento irá tratar de educação, qualificação profissional e probabilidade sócio ocupacional.
O técnico do IBGE, Rubens Paulo de Lazari Pastana, pede que os monte-castelenses colaborem com a PNAD, porque a pesquisa é uma das principais fontes de informação sobre o País e atende as necessidades dos governos, para elaborar e avaliar políticas públicas, bem como a necessidade da sociedade como um todo. A entrevista pode durar de 40 minutos até uma hora, dependendo do número de membros de cada família e as perguntas deverão ser respondidas por um membro da família com no mínimo 16 anos de idade.
A PNAD anual em Monte Castelo deverá ser concluída até 20 de dezembro.
Rubens Pastana ainda ressaltou que as principais vantagens de uma pesquisa por amostra é acelerar o processo de apuração, divulgar os resultados com maior rapidez, aprimorar a qualidade dos resultados em função de uma preparação mais intensa do pessoal envolvido no levantamento e de um acompanhamento das operações de campo, reduzir os custos e pesquisar com maior profundidade os temas contemplados.
Wiliam Viana da Lapa será o agente de pesquisa e mapeamento que percorrerá os setores do município. Para não haver dúvidas, ele se apresentará nas residências munido de crachá de identificação e portando um aparelho de coleta de informações utilizado pelo IBGE, mais conhecido como PDA, além do carro oficial do Instituto.
SERVIÇO – O IBGE em Dracena está localizado à avenida Presidente Vargas n.º 235, próximo à Panificadora Pão e Vinho. No caso de dúvidas sobre entrevistas e para confirmar a visita de técnicos do IBGE em sua residência, a informação poderá ser confirmada pelo telefone (18) 3821-2495.