Em reunião com o setor jurídico da Prefeitura de Adamantina, os prefeitos da Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista) decidiram pela criação de um consórcio público e pela permanência da Associação como entidade privada.
A discussão se estende desde o ano passado, mas até o momento não havia nada decidido.
Em reunião de portas fechadas no último dia 21, os prefeitos decidiram o destino da associação, segundo informou a secretária executiva da Amnap, Cláudia Santos, nesta semana.
Na pauta, a discussão teve como objetivo sanar dúvidas dos políticos e debater a diferença da transformação da Amnap em consórcio ou da criação de um consórcio a parte, e também a permanência da Amnap como representação política.
A decisão dos prefeitos foi a de manter a Amnap como está e criar o consórcio público de direito público para melhor atender as cidades da região. Conforme informações da Associação, o consórcio permitirá uma série de benefícios aos municípios, como o de firmar convênios com o Governo Federal para receber verbas. A ideia é que com a criação do consórcio, sejam desenvolvidas atividades de acordo com a necessidade dos municípios.
Em suma, a Amnap funciona como força política e o consórcio seria a parte executiva da Amnap, mas como pessoas jurídicas diferentes. Com a medida, o estatuto deverá ser reformulado.
No próximo dia 19 de dezembro, os prefeitos se reuniram para a eleição anual. Como o prefeito Ivo Santos já foi reeleito e ocupou o cargo por dois anos, ele não poderá mais participar das eleições, que até o momento não teve nomes indicados.