A Câmara do Ensino Superior do CEE (Conselho Estadual de Educação) aprovou o projeto de abertura do curso de Medicina na FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), em votação que ocorreu nessa quarta-feira, 19, em São Paulo.
O anúncio foi feito pelo diretor geral da FAI, prof. dr. Márcio Cardim e pelo prefeito de Adamantina, Ivo Santos, em evento realizado na tarde de ontem, 21, onde o diretor geral, convidou a imprensa para uma coletiva, na qual pôde contar com detalhes a novidade.
De acordo com Cardim, que também é conselheiro do CEE, “o projeto venceu a parte mais importante no processo de aprovação do curso”, disse. Segundo ele, o próximo passo será a votação na plenária, que deve ocorrer na próxima semana. “Mas não vejo problemas, pois a Câmara que é a responsável pela educação superior já aprovou e será apenas uma formalidade perante a plenária”, explicou. Ao final, a aprovação deverá ser homologada e a FAI terá o prazo de um ano para receber a visita in loco dos especialistas do CEE.
“Os especialistas virão a instituição e farão a averiguação das competências que a FAI tem, em todos locais que os alunos irão atuar, tanto nos laboratórios da FAI como nas unidades de saúde da região, nos postos de saúde, santa casa, etc, que estão elencados no projeto”, disse. A visita será o último passo para aprovação da abertura do vestibular do curso.
Cardim revelou que o projeto prevê abertura de 100 vagas para o curso de Medicina que terá duração de 6 anos. Ao longo do curso serão realizados estágios em toda região. “A ideia é que todos os municípios em torno de Adamantina que tenham alguma ação de saúde, seja um posto de saúde e hospital seja usados para fazer estágio principalmente de baixa complexidade, que são os 4 primeiros anos. No quinto e no sexto ano, que são internato, nós faremos uso das unidades principais que são em Adamantina, Tupã e Mirandópolis e já existe termo de convênio com essas cidades”, explicou. 
O prefeito Ivo Santos saldou a notícia: “Quando prometemos isto em campanha, sabíamos que tínhamos condições de dar este importante passo e hoje estamos aqui, comemorando a aprovação do projeto. Agora aguardamos a análise final do projeto e visita técnica, mas estamos muito próximos de ter o curso instalado em breve”, destacou o prefeito.
Ainda com informações do diretor da FAI, a instituição irá agilizar ao máximo o processo de aprovação do curso. Segundo Cardim, durante o período que a faculdade terá para receber a visita técnica, serão providenciadas as adequações das dependências, principalmente nos laboratórios.
Ele ressaltou que não haverá necessidade de ampliação da estrutura física, pois o curso funcionará em período integral (diurno), quando as salas estão livres.
A expectativa da direção é que ainda em 2015 haja posição sobre a abertura de vestibular para o curso.