A empresa espanhola Solatio Gestão de Projeto Solares Ltda. venceu o Leilão para Contratação de Energia de Reserva, promovido pelo Ministério de Minas e Energias, na sexta-feira, 31, e está apta para iniciar as obras de instalação de quatro usinas fotovoltaicas (energia solar) em Dracena. As informações são do prefeito José Antonio Pedretti, que foi a São Paulo acompanhar o Leilão. “Estamos muito felizes com o resultado do Leilão. A instalação das usinas irá gerar empregos, arrecadação de impostos entre outros benefícios”, comemorou Pedretti.
Há meses, o prefeito de Dracena vem se dedicando a negociação para a vinda do empreendimento. Foram muitas viagens a São Paulo e Brasília para tratar do assunto, além da determinação de todo o empenho por parte da equipe do Departamento Jurídico na elaboração de ofícios e no envio de documentos necessários aos órgãos estaduais e federais para a empresa obter as licenças de funcionamento exigidas.
Em outubro, Pedretti também enviou o Projeto de Lei nº 123 sobre a concessão de isenção de ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) sobre a construção para incentivar e possibilitar a implantação das quatro usinas fotovoltaicas (solares) no município para ser votado em regime de urgência pela Câmara Municipal. Os vereadores aprovaram por unanimidade.
A Solatio é pioneira no Brasil em Projetos Fotovoltaicos e conta com mais de 20 anos de experiência em projetos de energia elétrica. A expectativa é que sejam investidos em cada uma das usinas, aproximadamente R$ 128.300.000,00, totalizando mais de R$ 513 milhões, e que sejam contratados cerca de 100 novos funcionários, cada uma.
As quatro usinas serão construídas em uma área de aproximadamente 166 hectares, em Dracena, no sentido a Tupi Paulista e terão capacidade para abastecer em média 65 mil residências.
Na viagem, o prefeito estava acompanhado do secretário da Fazenda Hermínio Silva e do vereador e vice-presidente da Câmara Municipal Milton Polon.
Em contato com a reportagem ontem, 1º , de manhã, o prefeito Pedretti que estava em São Paulo, informou que iria se reunir logo em seguida, com representantes da Empresa Solatio, para tratar de detalhes do empreendimento.
Ele explicou que o leilão foi on-line, tendo iniciado por volta das 9h, encerrando após as 18h. Pedretti aponta como fatores importantes para o resultado do leilão, a isenção pela Prefeitura do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), para a empresa vencedora.
O projeto de isenção do imposto para incentivar a implantação das usinas foi encaminhado pelo prefeito à Câmara, onde obteve aprovação.
Outra iniciativa, de acordo com Pedretti, foi buscar formas de baratear o custo de terraplanagem no local. Por se tratar de uma extensa área (166 hectares), a economia no processo de terraplanagem para instalação das usinas será significativa.
Na reunião, ontem de manhã em São Paulo, com representantes da Solatio, compareceram o deputado estadual Reinaldo Alguz e o deputado federal eleito, Evandro Gussi.