Grande parte das empresas no Brasil precisa controlar o acesso dos colaboradores, seja por questões de Recursos Humanos, como controle de ponto, seja por acesso restrito a determinadas áreas das companhias. Algumas ainda fazem esse controle por meio de planilhas ou até mesmo com papel. Mas a cada dia elas entendem que a tecnologia pode ser uma grande aliada, tanto do empregador quanto do trabalhador.
Podemos começar falando sobre o ponto do colaborador. Considerada uma vitória da CLT, a obrigatoriedade do ponto eletrônico garante a segurança do trabalhador na hora de receber horas extras, por exemplo. Agora, este ponto pode ser atrelado a controles de acesso, como catracas com cartões de identificação ou biometria.
No caso de áreas restritas, a empresa pode controlar, também por meio de biometria ou cartões de identificação, a entrada de colaboradores em determinados departamentos, como financeiro ou de pesquisas confidenciais. Além disto, também pode organizar de maneira rápida e fácil os trabalhadores por área, para o caso de treinamentos ou até mesmo de emergências.
Pensando no exterior das empresas, o departamento de Recursos Humanos consegue ter maior controle nos processos que dizem respeito ao acesso de veículos autorizados, por meio de equipe treinada e equipamentos com cancelas, ou mesmo a divisão de vagas no estacionamento, com reservadores de vagas para pessoas com necessidades especiais, idosos ou membros da diretoria.
A tecnologia que existe hoje no mercado torna-se grande aliada das empresas na hora de controlar o acesso e, assim proteger a integridade dos colaboradores e também do investimento realizado, permitindo que o departamento de recursos humanos trabalhe focado em temas estratégicos e não no operacional.
*especialista em segurança e diretor da CAME do Brasil.