A cidade de Dracena tem mais um motivo de orgulho. O dracenense Jacyr Costa Filho encabeça a lista das 100 personalidades mais influentes do agronegócio brasileiro em 2014, segundo publicação da edição de outubro da revista Dinheiro Rural. Com 30 anos de experiência no setor sucroenergético, atualmente, Jacyr é diretor da divisão Brasil do Grupo Tereos, responsável pelas atividades de cana-de-açúcar e amido no País.
Jacyr nasceu em Marília, mas se mudou para Dracena com a família quando tinha apenas dois anos. Estudou nas escolas João Vendramini e Eng° Isac Pereira Garcez. Viveu no município até seus 17 anos quando se mudou para São Paulo para dar continuidade aos estudos, mas sempre ligado à Cidade Milagre, terra onde seus pais, seus irmãos Fátima Costa, Ana Lúcia Costa e Marcos Costa, e amigos moram até hoje. Jacyr Filho ainda tem como irmão Rodolpho da Silva Costa Neto, que reside em Campinas.
Formou-se em Engenharia Civil e Administração de Empresas, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização em Marketing pelo International Institute for Management Development – IMD, em Lausanne, Suíça.
O executivo também é presidente do Conselho de Administração da Guarani S.A.; presidente do Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado de São Paulo; presidente do Comitê de Agroenergia da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio); membro do Conselho Consultivo da Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar) e membro do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Para Jacyr é muito importante participar do agronegócio brasileiro, uma vez que, o setor representa uma importante parcela da economia do País, responsável por um superávit comercial de R$ 80 bilhões por ano e por 25% dos empregos no Brasil.
A Tereos é o quinto maior produtor de açúcar do mundo, especializado no processamento de beterraba, cana-de-açúcar e cereais. O Grupo ocupa posições de liderança no mercado de álcool (n º 1 na Europa e n º 5 no Brasil), de amido (n º 3 na Europa e Brasil) e de açúcar (nº 3 no Brasil).
Opera em 42 unidades industriais e tem 24 mil colaboradores em quatro continentes. Em 2013/14, o Grupo obteve receita líquida de 4,7 bilhões de euros. Como um grupo cooperativo, a Tereos reúne 12.000 associado-cooperados que atuam com uma mesma visão de longo prazo: extrair valor das commodities agrícolas e contribuir para oferecer produtos de qualidade ao mercado.
No Brasil, a Tereos atua em duas atividades agroindustriais, processamento de cana-de-açúcar e processamento de milho e mandioca para a produção de açúcar, etanol, energia, amido e derivados de amido. A Tereos é o acionista majoritário da Tereos Internacional, empresa listada na BM&FBovespa (TERI3).
A Guarani, controlada da Tereos, é uma das empresas líderes do setor de cana-de-açúcar do Brasil e destaca-se como a terceira maior produtora de açúcar do País. Possui sete unidades industriais, na região noroeste do Estado de São Paulo.
Em 2013, a Companhia processou 19,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e produziu 1,6 milhão de toneladas de açúcar, 600 milhões de litros de etanol e 750 GWh de energia para a comercialização.