Ao meio-dia de ontem, 19, todos os municípios brasileiros simultaneamente hastearam a bandeira do Brasil. A medida fez parte da comemoração ao Dia da Bandeira.
Em Dracena, ocorreram comemorações cívicas na Praça Arthur Pagnozzi, acompanhadas do canto do hino à bandeira e nacional e leitura de texto referente do Dia da Bandeira, pelo monitor Álvaro Zampronio. Ao fim da cerimônia, a bandeira nacional foi hasteada.
A solenidade contou com a participação do subtenente Dorneles, instrutor chefe do Tiro de Guerra; Inácio Vargas, capitão da reserva do Exército e ex-delegado do Serviço Militar; atiradores; prefeito José Antonio Pedretti; vice-prefeita Célia Brandani; demais representantes do Poder Executivo e Legislativo; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros e populares.
Como forma de comemoração, uma bandeira foi incinerada simbolicamente pelo monitor Victor Jacob.
O subtenente explicou que durante todo o ano, o TG recebeu 12 bandeiras danificadas. “Devido à falta de espaço físico não foi possível queimar todas as bandeiras juntas, mas nos próximos dias as bandeiras danificadas serão incineradas”, explicou Dorneles.
A incineração das bandeiras, de acordo com o que informa a Lei Federal 5.700/71, que dispõe sobre forma e apresentação dos Símbolos Nacionais determina que as bandeiras inservíveis (desbotadas, rasgadas) sejam entregues ao longo do ano pelas instituições como prefeituras, câmaras municipais, escolas, empresas e repartições públicas à unidade militar, no caso de Dracena e microrregião – ao Tiro de Guerra, para serem incineradas no Dia da Bandeira.
O subtenente orientou que para que o TG receba a bandeira para a incineração, ofícios devem ser encaminhados pelas instituições que as entregarem.
A lei também determina que as bandeiras que ficam hasteadas permanentemente sejam iluminadas no período noturno.
KITS – A cerimônia foi acompanhada por alguns alunos convidados da rede pública de ensino. Na oportunidade foram entregues kits-cívicos a quatro escolas contendo uma nova bandeira, CD com os hinos da pátria, revista do ‘recrutinha’ e panfleto informando sobre o uso adequado das bandeiras.
Marcaram presença representantes das Emefis João Vendramini, Luiza Rossi, Moacir Simardi e da Instituição Novo Amanhecer (INA) que receberam os kits.