A fim de facilitar e incentivar as práticas ambientais por parte da população, os alunos Alan Lima dos Reis, do curso de Engenharia Ambiental e Robert Cozza, de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), desenvolveram um sistema de controle ambiental.
A parceria entre os estudantes foi firmada especialmente para a apresentação no Congresso de Iniciação Científica das Faculdades Adamantinenses Integradas (CICFAI Universitário) e, após os elogios, eles pretendem implantar o projeto em entidades públicas, gerando benefícios à população.
“A informática está apta a trabalhar com qualquer área do conhecimento. O aluno Alan Lima me procurou para ajudar no desenvolvimento de um sistema que facilita e incentiva as práticas ambientais pela população e, com isso, a prefeitura ganha no abatimento de impostos. Fiz uma pesquisa dentro do curso de TADS e verifiquei que o Robert tinha total perfil para ajudar nesse projeto. Os dois se uniram, um conheceu a teoria do outro e o software saiu. Agora vamos atrás das prefeituras para ver se isso começa a funcionar”, afirma o coordenador de TADS, professor André Mendes, quem orientou o trabalho.
Alan explica que por meio das ações ambientais colocadas em prática, o munícipe conseguiria um abatimento no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “O habitante consegue abatimento do IPTU através das ações ambientais que são praticadas e, assim, o município pode reverter esses resultados para o estado, na tentativa de obter um maior recurso de ICMS ecológico para ser investido no seu município”, esclarece.
De acordo com Robert Cozza, o projeto integra a plataforma móbile junto com a plataforma desktop.