Mais uma vez a Empresa Municipal de Saúde aderiu ao movimento Outubro Rosa e fechou o mês, na última quinta-feira, 30, com resultados satisfatórios. Durante o período, foram 560 exames de mamografias realizados em mulheres acima dos 35 anos, residentes em Dracena e região.
O presidente da EMS, Salvador Fontes Garcia, comunicou que apesar do fim do Outubro Rosa, os agendamentos de mamografias continuam sendo realizados. Para o próximo mês, há exames agendados até o próximo dia 17. Para ter acesso ao exame, as mulheres deverão solicitar encaminhamento ao médico e comparecer a EMS.
Não houve um aumento considerável quanto ao número de mamografias feitas em outubro do ano passado. A Empresa informou que a máquina trabalha no limite de sua capacidade, não sendo possível ultrapassar o número de exames programados, podendo ser realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). É importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno e que ele pode ocorrer também em homens, mas em número muito menor.
ESTADO – Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta crescimento de 78% no número de exames de mamografias, para identificação do câncer de mama, realizados nos últimos cinco anos em serviços do SUS em todo o Estado. Foram 1,3 milhão mamografias na rede pública em 2013, contra 812,4 mil em 2008. O crescimento ocorreu ano a ano, com 892,3 mil exames em 2009, 1 milhão em 2010, 1,24 milhão em 2011 e 1,29 milhão em 2012.
SERVIÇO – A Empresa Municipal de Saúde está localizada à rua Virgílio Pagnozzi n.º 837, em frente à Santa Casa. Mais informações pelo telefone (18) 3821-6767.