A segunda noite do 2° Encontro Nacional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) nesta quinta-feira, 27, teve como conferencista o presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP), professor Dr. Francisco José Carbonari.
A autoridade máxima do órgão normativo, deliberativo e consultivo do sistema educacional público do ensino superior paulista foi recepcionada pelo diretor geral da FAI, professor dr. Márcio Cardim, pelo prefeito de Adamantina, Ivo Santos, por vereadores do município, coordenadores do Pibid e coordenadores dos cursos de graduação da FAI no período da tarde em um clube local. Carbonari também realizou visita aos campus da faculdade.
“Adamantina e a FAI têm muito a agradecer pela confiança que o Conselho Estadual de Educação está depositando em nossa instituição. Certamente o Pibid veio para consolidar as licenciaturas na FAI. Parabéns à coordenação do programa e à dirigente regional de ensino, professora Vera Cazu, que tem aberto as portas a nossa instituição para aplicar o Pibid de uma forma exemplar”, frisa Márcio Cardim.
Sendo um órgão que faz toda a regulação, autorização e normatização das instituições de ensino superior municipais e estaduais do estado de São Paulo, o CEE está investindo na formação de professores para o Brasil, de acordo com Carbonari.
“É um prazer estar em Adamantina e na FAI, que no Conselho Estadual de Educação goza de um conceito muito elevado. A FAI tem desenvolvido programas em parceria com o Conselho principalmente na área de formação de professores que nos deixa muito satisfeitos. O Pibid é uma tentativa de fazer com que o aluno possa estudar, receba uma bolsa para poder se dedicar e ter uma atividade prática na escola”, destaca o presidente do CEE.
O Pibid – Programa do Ministério da Educação, gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) –, na FAI tem um investimento no valor de R$ 14,5 milhões para os próximos três anos.
Cardim acredita que o Programa tende a se fortalecer ainda mais: “Tenho certeza que todos os envolvidos no Pibid não medirão esforços para que ano a ano nós consigamos fazer um excelente relatório para mostrar para CAPES que a nossa instituição tem compromisso e não somente recebe os recursos do governo, mas os aplica de forma correta”.