Na tarde e noite de quarta-feira, 19, o Fundo Social de Solidariedade de Dracena (FSSD) inaugurou duas novas instalações da Padaria Artesanal, nos distritos de Jamaica e Jaciporã, compostas cada uma de forno a gás, mesa de aço inox, liquidificador e assadeiras.
O projeto vigora por meio de convênio assinado em maio de 2013, entre município e o Fundo Social do Estado de São Paulo (FUSSESP), tendo por objetivo proporcionar a inclusão social e capacitar pessoas interessadas em aprender a arte de fazer pães e ao mesmo tempo melhorar-lhes a renda familiar delas.
Durante o curso, os participantes – que devem ter mais de 18 anos recebem todo o material didático apostilado pelo qual aprendem a preparar 10 tipos diferentes de pães. Ao final, os concluintes têm direito a certificados.
De acordo com a primeira-dama e presidente do FSSD, Guiomar Pedretti, o primeiro projeto de Padaria Artesanal, no Jardim Brasilândia, já qualificou cerca de 80 pessoas daquela região da cidade. Para ela, trata-se de um projeto social que promove pessoas e famílias. “Esse projeto é interessante porque tem como alvo a capacitação profissional, geração de renda, estimular a sociabilização e o trabalho em equipe, além de agregar valores nutricionais para a melhoria da qualidade de vida dos participantes e familiares,” – comentou.
O prefeito José Antonio Pedretti declarou que até o final de fevereiro de 2015 o bairro Tonico André também irá receber o projeto a ser desenvolvido nas dependências do Centro Comunitário local. “Queremos ampliar cada vez mais esse projeto. As Padarias Artesanais realizam o que entendo ser a verdadeira promoção social, pois ajudam as pessoas a crescerem como seres humanos e cidadãs”.