A Secretaria Municipal de Saúde de Brasilândia (MS) divulgou o balanço de atendimentos realizado pelos profissionais, durante o mês da campanha do Outubro Rosa.
Segundo a enfermeira e uma das organizadoras da ação, Micaely Amorim Hadas, foram realizados no total (incluindo o dia D) 311 preventivos e 92 exames clínicos das mamas.
Na oportunidade, Micaely informou que quem não retirou, no mês de outubro, a garrafa squeeze, deve procurar a unidade onde colheu o exame que vai estar o nome no livro e vai receber o seu brinde. “O restante das mulheres que colher no mês de novembro já acabou e agora vamos entregar a squeeze do Novembro Azul”, disse.
As pacientes devem ficar atentas, pois os exames devem ficar prontos de 20 a 30 dias.
No dia D, realizado em 25 de outubro, o secretário de Saúde, Oziel Soares, ao lado da adjunta, Laís Costa e do prefeito Jorge Diogo visitaram as unidades e conferiram o trabalho dos profissionais, na coleta de exames preventivo e clínico das mamas.
O prefeito Jorge Diogo agradeceu a participação de todas as mulheres na campanha e o empenho de todos os profissionais da saúde que trabalharam na ação. “Ficamos felizes em saber que as mulheres da nossa cidade estão preocupadas com a sua saúde e esperamos que não fique apenas para este mês e sim no ano inteiro”, enfatizou.
OUTUBRO ROSA – O objetivo da campanha é alertar e orientar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama; prestar informações sobre a saúde da mama e ressaltar a relevância da mamografia; proporcionar melhoria da qualidade de vida da população; reduzir o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento e contribuir para erradicação do câncer de mama como uma doença que ameaça a vida.