Na última semana, um morador do bairro Frei Moacir I, que preferiu não se identificar, entrou em contato com a reportagem através do WhatsApp do Jornal Regional (18) 99648-1798 para reclamar da constante falta de água naquela localidade. O motorista reside no bairro há cinco anos e disse que a falta de água vem acontecendo constantemente às sextas, sábados e domingos, sempre no horário de pico, por volta das 18h. Ele alegou que chega a ficar de três a quatro horas sem água, justo no momento em que retorna do trabalho.
O morador ainda ressaltou que a reclamação também vem de outras famílias que também pagam suas contas em dia, mas sofrem com a falta de abastecimento, gerando incômodo e deixando todos os munícipes daquela localidade transtornados.
O presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Água Esgoto e Pavimentação (Emdaep), Bonfilho Antonio, há cerca de um ano já havia confirmado à reportagem que realmente o problema existe em decorrência do aumento de moradores nas imediações do Emílio Zanatta. Com a criação de novos bairros, aumenta o consumo de água naquela região da cidade principalmente nos horários de pico, horário em que os moradores chegam do trabalho, tomam banho e realizam suas atividades diárias.
Na tarde de ontem, 10, Bonfilho explicou que juntamente com a Prefeitura tem feito de tudo para não deixar faltar água para os dracenenses. Segundo ele, “para suprir a necessidade dos moradores, é necessário a construção de um reservatório naquela região”. Entretanto, um novo reservatório com capacidade para 400 mil litros de água custa para o município aproximadamente R$ 400 mil, recursos financeiros que a Emdaep não possui no momento.
Ele ainda alertou os moradores quanto ao racionamento de água. “Não deixaremos faltar água para os moradores, mas não podemos desperdiçar e devemos economizar para contribuir com o meio ambiente, evitando o uso desnecessário como, por exemplo, a lavagem de calçadas”, destacou Bonfilho.
Na tarde do último domingo, 9, um outro morador enviou para o WhatsApp do JR imagem de um registro de água vazando, na alameda Alemanha, no bairro Palmeiras, onde o líquido se esguichava sem parar. Ele informou que a equipe reparou o dano, porém após algumas horas quando já havia perdido muito água.
O presidente da Emdaep comunicou que os moradores que tiverem algum tipo de emergência relacionada ao assunto podem contatar os telefones do plantão (18) 3821-1146 ou 3821-411, para que o problema seja resolvido o mais rápido possível.