A Prefeitura de Junqueirópolis realizará de 6 de novembro a 20 de dezembro a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos da área urbana e rural da cidade. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar aproximadamente dois mil cães e mil gatos.
Trabalharão na aplicação das doses equipes da Vigilância Sanitária e o médico veterinário Wainer César Chiari.
A vacina é importada e oferecida pelo Governo do Estado. A coordenadora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Márcia Gomes, orienta os proprietários dos animais a levarem a carteirinha de vacinação e utilizar a focinheira em casos de animais agressivos.
Apesar do município não haver registro de casos de raiva, Márcia ressalta que no mês passado ocorreu um caso de raiva em animal no município de São José do Rio Preto. “Por isso é importante vacinar o animalzinho de estimação, para proteger a saúde tanto do animal quando do ser humano”, diz.
Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a vacina, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio. A vacina não deve ser aplicada em animais doentes (com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades). As seringas e agulhas utilizadas na vacinação são descartáveis.
Márcia pontua que este ano não será feito o inquérito canino (coleta de sangue para diagnóstico da leishmaniose em cães), devido à falta de kit para a realização dos exames. “Faremos a coleta de sangue somente em cães que apresentarem alguns sintomas”, frisa.
POSTOS DE VACINAÇÃO – De 6 a 8 de novembro a vacinação ocorrerá no PSF 1 – rua Ipiranga, 540. Nos dias 11 e 12 no PSF 8 – Clube das Duas Barras. Do dia 13 a 15, no PSF 2 – rua São Salvador, 1.282. Dias 18 e 19 será no PSF 8 – Campo Futebol B° Vila São João. De 20 a 22 deste mês, no PSF 3 – na avenida Latina, 555. Nos dias 25 e 26, na Usalpa. De 27 a 29, no PSF 4 – Centro Comunitário Cristo Redentor. De 2 a 3 de dezembro a vacinação ocorre no PSF 8 – Escola B° Estrada 14. De 4 a 6, no PSF 5 – na Praça Álvaro de Oliveira Junqueira. De 11 a 13, no PSF 6 – rua Recife, 1.229 e, de 18 a 20 de dezembro, a vacinação ocorrerá no PSF 7 – avenida Bandeirantes, 1.755.
Os animais serão vacinados das 8h às 14h, em todos esses postos de vacinação.
RAIVA – A raiva é uma doença transmissível. É caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. A vacinação é a medida mais importante para a prevenção e controle da doença. Outras práticas também são importantes, tais como: manter o animal domiciliado e levá-lo para passear somente com coleira e guia, evitando contato com outros animais desconhecidos; não mexer em cães e gatos desconhecidos para prevenir agressão; ao ser mordido ou arranhado por um cão ou gato lave bem o local com água e sabão e procure orientação médica na Unidade de Saúde mais próxima; em especial para os felinos, deve-se cuidar para que não saiam à noite para locais abertos. Isso evita o contato com morcegos.