O subprojeto de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), encerrou com a “Noite de Contos e Encantos”, no último dia 7, as atividades de leitura e contação de histórias infantis, implantadas ao longo dos últimos meses junto às séries iniciais da Educação Infantil da Escola Municipal Profª Teruyo Kikuta.
“Nesse projeto, todos os dias a gente contava histórias para as crianças nos meses de agosto e setembro. Em outubro e novembro, quem passou a contar as histórias para as crianças foram os pais. Nós mandávamos os livros para as casas [dos alunos] e os pais contavam. Com isso, eles despertaram o gosto pela leitura”, disse a bolsista do Pibid Kelly Cristina Bevilacqua ao comemorar o sucesso do projeto por meio da participação dos pais dos alunos.
Na noite do dia 7, a escola se preparou para receber os pais dos alunos e as histórias ganharam vida por meio da apresentação musical e teatral das crianças.
O evento contou também com a presença do secretário municipal de Educação, professor Wilson Hermenegildo. “Essa parceria [das escolas da Rede Municipal de Ensino] com a FAI é muito importante porque o foco principal da Educação Básica é o aluno e, toda vez que conseguirmos acrescentar algum conhecimento na vida desse aluno, nós estaremos melhorando a qualidade da educação não somente em Adamantina, mas no Brasil”, ressaltou o secretário.
Outra novidade foi que os pequenos foram apresentados a uma escritora de verdade, já que, para eles, essa personagem parecia também fazer parte apenas dos contos. A Prof.ª M.e Siomara Ladeia Marinho, docente da FAI e escritora de livros infantis, prestigiou o evento e conversou com os alunos. “A ideia é estimular nos alunos a fluência leitora. E como fazemos isso? Lendo para as crianças. Quando se tem um professor leitor, têm-se alunos leitores. Tenho percebido dentro do Pibid a importância da leitura, da leiturização e do letramento no avanço da criança e o resultado pode ser visto na avaliação diagnóstica em comparação com o início do ano”, comentou Siomara Marinho.
Para o coordenador institucional do Pibid na FAI, Prof. Dr. Orlando Antunes Batista, a iniciativa propõe também “acordar a família para a escola”, além de investir no desenvolvimento curricular e pessoal do aluno. “O Pibid, através do subprojeto de Pedagogia, vem trazer o esforço de um projeto cuja dinâmica está voltada para o aproveitamento da energia da criança. Precisamos desinibir cada vez mais a criança para que ela, diante de tantas novas tecnologias, não venha perder o valor da leitura e da escrita”, finalizou Batista.