Policiais da área do 1º Pelotão de Polícia Militar Ambiental de Dracena apreenderam armas e animais silvestres mantidos em cativeiro na manhã de segunda-feira, 24. A ação ocorreu durante operação para investigação de denúncias sobre práticas de crime ambiental no assentamento Santo Antônio, no bairro Itaim, zona rural de Paulicéia (a 20 km da cidade).
Nenhuma das casas do assentamento escapou da fiscalização, que resultou na apreensão de quatro espingardas de ao menos três calibres; 47 cartuchos de variados calibres; recipientes de pólvora e espoleta; maritaca da espécie Tiriba testa vermelha; dois papagaios verdadeiros; dois filhotes de tatu peba mais um casco adulto, possivelmente pertencente à mãe dos filhotes; pássaro preto; canário da terra e periquito rico.
Ninguém foi preso, porém duas pessoas do assentamento, não identificadas pela polícia, foram levadas à Polícia Civil local e autuadas em flagrante, devendo responder a Justiça pelo crime ambiental por ter em cativeiro espécies da fauna silvestre além da posse de arma de fogo. Duas multas, uma de R$ 2 mil e a outra de R$ 5 mil, foram aplicadas aos infratores.
As aves e animais foram encaminhados para a APASS – Associação Protetora de Animais Silvestres no município de Assis, onde receberam os primeiros cuidados e quando estiverem em condições, serão soltos em seu habitat.