Costumeiramente, todos os anos as igrejas católicas realizam a montagem do presépio na época de Natal. Essas decorações possuem os mais diversos tamanhos e cores e enchem os olhos daqueles que apreciam a data.
Há cerca de um mês, cinco voluntários iniciaram a montagem de um dos presépios mais aclamados da cidade, o presépio da igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. Com imagens que possuem quase tamanho real, a cena impressiona pelo acabamento das peças e todo o brilho que é transmitido no local.
Os presépios costumam ser inaugurados nas comunidades sempre no primeiro domingo do Advento, que neste ano ocorrerá no próximo domingo, 30, na missa das 18h. O Advento é um período mencionado no calendário religioso como um tempo de alegria para os cristãos, caracterizado pela preparação para o nascimento de Jesus. É por essa razão que hoje em dia o período do Advento é definido pelas quatro semanas que antecedem o Natal, tendo início no domingo mais próximo do dia 30 de novembro, indo até o dia 24 de dezembro, sendo o primeiro tempo do ano litúrgico.
Ontem, 25, a Paróquia São Francisco de Assis terminava os últimos retoques da limpeza para iniciar a montagem do presépio na igreja São Francisco, para a inauguração que também deverá acontecer neste domingo.
Desde a inauguração do Santuário Nossa Senhora de Fátima, há um presépio permanente que fica disponível durante todo o ano, na lateral direita, lado externo da igreja. Funcionários do local realizam a manutenção rotineiramente, uma vez que as peças permanecem do lado de fora. Além deste presépio, o Santuário também deverá realizar uma decoração natalina dentro da igreja.
HISTÓRIA – De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis, no Natal de 1223. Sua ideia era montar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.
No século 18, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e logo em seguida, por outras regiões do mundo. O presépio é constituído por várias peças e cada uma possui a sua representação. O menino Jesus é o filho de Deus, aquele que veio para nos salvar; a virgem Maria, mãe de Jesus Cristo; José, pai de Jesus Cristo; manjedoura com palhas em um curral, local onde nasceu Jesus; burro e boi e ovelhas simbolizam a simplicidade do local; os anjos são os responsáveis por anunciar a chegada de Jesus; estrela de Belém, orientou os reis magos quando Jesus nasceu e Melquior, Baltazar e Gaspar mais conhecidos como os Três Reis Magos, que vieram para adorar o “Rei dos Judeus”.