Nem mesmo Talisca acreditava em um início tão bom em Portugal. Contratado pelo Benfica em julho, a então promessa do Bahia desembarcou em Lisboa e assumiu papel de protagonista. Aos 20 anos, o baiano recebeu na sexta-feira, 31, pela segunda vez seguida, o prêmio de melhor jogador do mês do Campeonato Português. Destaque em agosto, ele recebeu o troféu, antes da vitória sobre o Rio Ave, pelo desempenho em setembro.
A fase é excelente. Com oito gols, Talisca lidera a artilharia de forma isolada a artilharia do campeonato. O brasileiro tem mais gols, por exemplo, do que oito equipes do Campeonato Português e foi responsável por quase 40% dos gols dos Encarnados no torneio.
Talisca foi negociado pelo Bahia por quatro milhões de euros (R$ 12,04 milhões). O meia-atacante foi a maior negociação da história do Tricolor baiano. Em Portugal, ele logo assumiu a titularidade e é o principal destaque do Benfica, que lidera o Campeonato Português.
O baiano também tem sido nome frequente nas convocações da seleção brasileira sub-20. Ele está na lista do técnico Alexandre Gallo, que disputa torneio na China, em novembro.