No trecho da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) entre Dracena e Junqueirópolis, onde as obras de reformas estão em fase de conclusão, foram instaladas há poucos dias, placas indicando os limites de velocidade, alerta para pista escorregadia e a proibição de conversão no local que possui canteiro central.
As novas placas estão instaladas no trecho de limite entre os dois municípios, local que até antes da reforma da rodovia era considerado de risco, onde diversos acidentes graves foram registrados, principalmente nos dias de chuvas, onde há uma curva acentuada e a água invadia a pista, tornando-a escorregadia.
Com as obras de melhorias, o canteiro central foi reformado e realizado adequações para evitar que a água das chuvas escorresse para a pista, formando bolsões de água, provocando perigos de acidentes com a aquaplanagem dos veículos.
As placas indicam o limite máximo de velocidade de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesados. Nos locais onde as obras ainda estão em andamento, segundo o DER de Dracena, o limite continua sendo 60 km/h, mesma velocidade permitida nas proximidades dos trevos dos municípios.
Além da indicação de velocidades máxima e mínima, as placas no trecho conhecido como “matinha”, também orientam o motorista da proibição de conversão no canteiro e alertam o condutor para ter cautela por se tratar de um trecho escorregadio.
Ainda segundo o DER, nos acessos à zona urbana de Dracena, nos trevos das avenidas Washington Luiz, José Bonifácio e na rua Ipiranga foram instaladas na terça-feira, 11, a pedido dos motoristas, novas placas indicativas.