A equipe composta pelo sargento Dinardi e o cabo Tonon, da Polícia Militar Ambiental de Dracena em averiguação de denúncia constatou maus tratos contra quatro animais bovinos em uma propriedade localizada nas proximidades do trevo do Salgado Filho, em Irapuru, no final do mês passado. Os policiais estiveram no local juntamente com o médico veterinário Marcelo Kenji Yoshida, da Defesa Agropecuária – escritório de Dracena, que elaborou o laudo de vistoria atestando os maus tratos evidentes nos animais.
No laudo consta que os maus tratos ocorreram devido à falta de alimentação, pastagens degradadas, alta taxa de lotação animal, miíase cutânea (bicheira); claudicação (fraqueza das pernas) e prostração dos animais por deficiência nutricional.
No local foi encontrada uma vaca com o chifre quebrado e mancando sem cuidados veterinários.
Segundo a polícia, como se não bastasse à falta de forragem disponível originalmente no pasto, o proprietário vendeu parte da área para a estabilização do solo às margens da rodovia o que agravou a situação nutricional do gado.
A propriedade tem uma área total de 51 hectares e um rebanho de 170 animais em pastagem degradada pelo uso excessivo e solo erodido.
A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil de Irapuru pelo crime previsto no artigo 32 da lei 9.605/9, sendo elaborado o termo circunstanciado 617/14.
O proprietário dos quatro animais em maus tratos foi multado em R$ 3 mil, por cada um deles, totalizando R$ 12 mil e a pena de detenção é de três meses a um ano.
A Polícia Ambiental alerta os proprietários de animais a se prevenirem e procurarem um técnico para utilizarem algum método de suplementação animal, seja: feno, ração balanceada, sal proteinado, entre outros.