No final do ano, os trabalhadores, aposentados e pensionistas contam com um reforço no orçamento. É o 13º salário que pode representar a chance de acabar com dívidas, saldar contas atrasadas, pagar despesas que surgem no início do ano seguinte, planejar uma viagem de férias, ou realizar um sonho de consumo.
O Procon de Adamantina dá algumas dicas: Liste todas as dívidas (cartão de crédito, cheque especial, empréstimo, financiamento, etc.). Dê prioridade para quitar as dívidas que cobram juros mais elevados como cartão de crédito e cheque especial. Os descontos para pagamento à vista do IPTU e IPVA podem ser mais vantajosos que aplicar o dinheiro e pagar em parcelas. Pesquise os preços da lista de material escolar em diversos estabelecimentos, sempre pedindo descontos no pagamento à vista. Controle sua ansiedade, avalie se o que vai comprar é necessário. Resista aos modismos e aos supérfluos, pois eles encarecem suas compras, evite comprar o que não precisa gastando o que não tem.
Negocie descontos para pagamentos à vista e pesquise preços, na hora de comprar faça substituições, se achar conveniente. Nas compras parceladas cuidado com os juros, antes de efetuar a compra parcelada pesquise os prazos, o valor das parcelas e a taxa de juros que será cobrada, Alguns bancos oferecem linhas de crédito para antecipação do 13º salário, considere a real necessidade de antecipar o abono de Natal, pois a modalidade só é interessante para quem pretende quitar dívidas com o cheque especial ou cartão de crédito, que cobram juros altos. As taxas de juros podem variar de um banco para o outro e, por ser uma operação de crédito, envolve outros custos (tarifas, impostos). Informe-se junto ao Banco Central do Brasil (0800-979-2345 ou pelo site www.bcb.gov.br) quais instituições financeiras estão autorizadas a realizar empréstimos.
O 13º salário é um direito garantido pelo art. 7º da Constituição Federal a todo trabalhador com carteira assinada (urbano ou rural), trabalhador avulso, trabalhador doméstico, aposentados e pensionistas.