A recapagem de pneus tem sido um assunto polêmico por gerar muitas dúvidas aos condutores quanto a sua qualidade e segurança. Porém, a reforma de pneus tem sido um mecanismo bastante sustentável e utilizado para conter o descarte de pneus usados. Na tarde de ontem, 20, a reportagem do Jornal Regional esteve na sede da Takahashi Pneus, em Junqueirópolis, onde os empresários Thomas Takahashi e Roberto Takahashi juntamente com a equipe da Vipal Borrachas desmistificaram os conceitos da recapagem.
O setor de reforma de pneus hoje é fundamental para a indústria de transporte no Brasil, segundo o mercado mundial no segmento. Além de gerar economia monetária, a reforma reduz o consumo de recursos naturais. Cada pneu reformado é economizado 57 litros de petróleo durante a sua fabricação e chega a custar 60% menos que um pneu novo, tornando a recapagem um processo sustentável, seguro e principalmente econômico no setor do transporte.
Dotada de um sistema automatizado onde o operador tem pouco contato com o pneu, a recapagem feita pela Takahashi é um sistema que permite a combinação de matérias-primas e altos recursos tecnológicos. O processo permite uma maior longevidade da vida do pneu, possibilitando transformá-lo em um produto similar ao novo.
Para serem reformados, os pneus passam por diversas etapas como limpeza, exame, raspagem, escareação, cimentação, emassação, roletagem. Em seguida, ocorre a aplicação da banda e a vulcanização (cozimento) do pneu. Todas estas etapas possuem um aspecto artesanal muito forte o que resultará em um produto com total segurança.
A Takahashi Pneus iniciou em Junqueirópolis em 1954 e já teve seis áreas ocupadas no município. Atualmente a empresa possui cerca de 50 funcionários que realizam de 1,6 mil a 2 mil recapagens de pneus de caminhões por mês. O processo de confecção tem um excelente padrão de qualidade e é aprovado pelo Inmetro. A empresa está localizada na rua José Amastruda, nº 155, Distrito Industrial. Informações pelo telefone (18) 3841-3637.