Está disponível desde segunda-feira, 3, para o contribuinte, o “Rascunho IRPF” que visa a facilitar a Declaração do Imposto de Renda da pessoa física, exercício 2015. O Rascunho IRPF é um serviço acessível na página da Receita Federal e um aplicativo nas versões IOS e Android. Fica ao critério do contribuinte se quer utilizá-lo via computador, smartphone ou tablet.
Sua funcionalidade permite que o contribuinte inicie o preenchimento de dados para a futura declaração do imposto de renda conforme os fatos acontecem. Ele pode ir registrando os fatos à medida que vão ocorrendo, como por exemplo, um recibo médico, fazendo com que se afaste o risco de perder a informação. Tem por objetivo facilitar o preenchimento da futura DIRPF – Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física.
Poderá registrar fatos ocorridos desde o início do ano-calendário 2014, continuando até o final de dezembro de 2014, ou seja, fatos que vão de 01/01/2014 a 31/12/2014. As informações salvas no Rascunho poderão ser utilizados conforme o critério do usuário.
É uma ferramenta do contribuinte e para o contribuinte, pois a Receita não tem acesso ao que estiver no rascunho (neste momento não há transmissão de dados). Somente quando transferir as informações para o Programa Gerador da Declaração de 2015, e aquelas forem finalmente transmitidas pelo Receitanet, é que o órgão terá acesso.
O uso desta disponibilidade é facultativa ao contribuinte que poderá utilizá-la pela página da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) ou pelos iTunes e Google Play, no caso de optar pelo aplicativo em smartphone ou tablet.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO / Receita Federal em Presidente Prudente