Alexandre Pato tem neste domingo, 23, a oportunidade de acabar com uma marca negativa no São Paulo. Depois de uma queda brusca de rendimento e uma lesão muscular, o jogador volta a ser titular, no clássico contra o Santos, às 17h (de Brasília), em Cuiabá, pelo Brasileirão, para tentar recuperar uma vaga na equipe.
O atacante não fez gols nas últimas sete partidas em que esteve em campo. É a pior sequência que viveu em 2014. Anteriormente, ficou durante seis jogos sem balançar as redes. Primeiro, entre janeiro e março, quando ainda defendia o Corinthians. Depois, já com a camisa do São Paulo, de maio a julho.
Pato não marca desde 27 de setembro, data da derrota por 3 a 1 para o Fluminense, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. Após isso, iniciou um período ruim, passando em branco e sendo substituído nos cinco jogos seguintes. Para piorar, lesionou a coxa esquerda contra o Huachipato e precisou de mais de um mês de recuperação.
Na volta, há duas semanas, ele encontrou o ataque em alta. Luis Fabiano voltou com tudo, fazendo gols e recuperando a vaga. Alan Kardec, outro que viveu um jejum de 11 rodadas, espantou o mau momento e passou a ser decisivo outra vez. Com isso, o atacante foi reserva contra Palmeiras e Atlético Nacional, entrando apenas no segundo tempo.