A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Departamento de Controle de Vetores de Adamantina realizará entre os dias 17 e 21 de novembro a Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue e a Chikungunya. A Semana do Dia D terá como tema “A dengue está mais perto do que você imagina” e divulgará os sinais e sintomas da doença e focará nos meios de como eliminar os criadouros dos mosquitos.
O Aedes Aegypti, quando infectado com o vírus, transmite à dengue e a chikungunya, doença febril que é um dos principais problemas de saúde pública do mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectam anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto na Europa. No Brasil os casos de dengue vêm aumentando significantemente a cada ano.
Para combater a dengue, algumas ações devem ser realizadas durante o ano todo, como a eliminação e o manuseio adequado de recipientes que armazenam água (pneus, pratos de vaso de plantas, galões, tonéis, entre outros), além de manter limpas e vedadas as caixas d’água, métodos esses que continuam sendo mais eficientes de prevenção a dengue.
Durante a Semana da Mobilização o Departamento de Controle de Vetores distribuirá panfletos nas escolas, colocará faixas em pontos estratégicos da cidade, serão enviados ofícios para autoridades e igrejas, além da divulgação pela imprensa falada e escrita.