A Prefeitura de Dracena através da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública realizará na próxima semana, de segunda a sexta-feira, 21, a Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue, com ênfase na divulgação de sinais e sintomas da doença e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, com o tema: “A dengue está mais perto que você imagina”. O objetivo é promover um esforço concentrado e simultâneo de todos visando a eliminação de recipientes durante todo o ano, como os descartáveis (copos e latas) de forma adequada, pneus, pratos de vasos de plantas e a proteção de recipientes para armazenamento de água (galões e tonéis), bem como, manter limpas e bem vedadas as caixas d’ água, ainda é o método mais eficaz de prevenção da dengue.
Durante a semana, a Vigilância Epidemiológica de Dracena percorrerá todos os bairros da cidade com carro de som alertando sobre os riscos da dengue. Serão distribuídas nas escolas, faculdades, postos de saúde, supermercados e feira-livre folhetos informando os sintomas da doença.
Os alunos do 5° ano da Emefi João Milan Barbosa, no bairro Emilio Zanatta, receberão palestra sobre o assunto. Já os alunos da Escola Estadual Profª Julieta Guedes de Mendonça, na Vila Barros, passarão pela atividade ‘Agente por um dia’, onde os alunos acompanham os Agentes de Controle de Vetores em visitas às residências para aprenderem sobre o dia-a-dia desses funcionários, que vistoriam os quintais e orientam os moradores para que não haja possíveis criadores do mosquito da dengue, alertando sobre os sinais e sintomas da doença.
No bairro Jardim Alvorada será feito o ‘Manejão’, que consiste no fornecimento de caçambas em alguns pontos dos bairros, onde os agentes passarão nas casas fornecendo sacos de lixo e orientando os moradores a retirarem e colocarem nas caçambas qualquer material que não lhe sirva mais e que possa acumular água e se tornar possível criadouro do mosquito da dengue, como: móveis velhos, garrafas, pneus, isopor, sucatas, plásticos, etc.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, o intuito é diminuir a cada ano o número de casos da doença. Neste ano foram registrados até a última quarta-feira, 12, 57 casos de dengue, sendo 38 autóctones (adquiridos no município) e 19 importados. Em 2013 o número surpreendeu, quando a Secretaria de Saúde registrou 248 casos de pacientes infectados com a doença.
“O baixo índice este ano não significa que podemos ficar tranquilos, pois como diz o tema desta semana de mobilização: a dengue está mais perto do que você imagina, e até mesmo uma tampinha de garrafa com água parada pode ser um criadouro do mosquito”, diz a Vigilância.
A população deve manter seus quintais limpos, colocando detergente na caixinha da geladeira, caso haja; lavar diariamente bebedouro de animais; furar ou colocar areia nos pratinhos das plantas. É muito importante também após as chuvas, fazer uma vistoria no quintal e eliminar tudo que esteja com água.
SINTOMAS – A dengue é uma doença causada por um vírus, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti contaminado. O tratamento é apenas sintomático e não há vacina. Sob suspeita de estar com dengue, o recomendado é não tomar nenhum medicamento que contenha ácido acetilsalicílico, pois este medicamento pode causar hemorragias e complicar o quadro da doença.
Fique alerta aos sintomas da dengue: febre com início súbito; dor de cabeça; dor no fundo dos olhos que piora com o movimento deles; perda do paladar e apetite; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; moleza e dor no corpo; muitas dores nos ossos e articulações.
Caso apresente alguns desses sintomas, a orientação é procurar o Centro de Saúde o mais rápido possível, pois essa doença pode levar até a morte.