O Serviço Nacional da Indústria (Senai) e a Prefeitura de Dracena reivindicam ao Governo do Estado, novos cursos do Programa Via Rápida Emprego para funcionarem no primeiro semestre de 2015. “Estão sendo solicitados cursos em áreas que há falta de profissionais e a demanda pelos serviços na cidade é grande”, informa o diretor do Senai, Nestor Tobias Filho.
Ele explica que quinta-feira, 30, se reuniu com o prefeito José Antônio Pedretti, para avaliar os cursos necessários e encaminhar ofício à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, fazendo as reivindicações.
“É um procedimento que realizamos todo o final de ano, pensando nos cursos para o ano seguinte”, informa Filho. Ele explica que cada cidade tem uma particularidade empregatícia. “Uma área que tem procura por serviço em um município, pode não ter em outra”, completa.
Segundo o diretor, além dos cinco cursos na área da construção civil desenvolvidos nesse ano, o Senai e a Prefeitura estão solicitando para 2015, os cursos de Assistente de Administrador, que possui procura no comércio, montagem e manutenção de computadores e os direcionados para o setor sucroalcooleiro, onde há falta de profissionais em Dracena e região: soldador, tornearia mecânica, eletricista de automóvel e veículos pesados.
Também está sendo reivindicado o curso de mecânico de refrigeração (ar condicionado) residencial e automotivo. Neste ano foram realizados oito cursos do Via Rápida no Senai em Dracena, atendendo 128 alunos.
“Devido a expansão do setor da construção civil, a maioria dos cursos em 2014 foram direcionados para essa área: pedreiro de alvenaria, pedreiro de revestimento (assentador de piso), pintor de imóveis (grafiado e textura), instalação hidráulica e eletricista comercial e residencial”, explica o diretor.
Os cursos do Via Rápida são gratuitos e de curta duração. No caso da construção civil em Dracena foram 160 horas, com dois meses de duração e eletricista, 200 horas, com dois meses e meio.
PARCERIAS – Além do Via Rápida, o Senai oferece ainda, cursos de qualificação profissional pelo Pronatec (Governo Federal) em conjunto com empresas da região, como o de tratorista, com 32 participantes que está sendo realizado em parceria com a Usina Rio Vermelho de Junqueirópolis.
No geral, segundo o diretor, neste ano, o Senai formou 1.042 alunos nos diversos cursos oferecidos e em 2013, foram cerca de 500 atendimentos. A diminuição ocorreu por diversos fatores.
De acordo com Nestor Filho, houve interferência do período eleitoral que limitou a oferta de cursos pelos governos federal e estadual e a realização da Copa do Mundo. “Mesmo assim, os números de atendimentos neste ano são maiores em comparação a 2012”, conclui.