Autoridades municipais se reuniram na manhã de ontem, 24, na Sala do Cidadão, para o lançamento oficial do Programa Via Rápida Empresa em Dracena, que tem como objetivo realizar os serviços de pesquisa de viabilidade, registro empresarial, inscrições tributárias e licenciamento de atividades em um único atendimento, fazendo com que haja menos burocracia na abertura de empresas no município.
A ferramenta promete agilizar o tempo de expedição de alvarás e licenças de funcionamento de estabelecimentos, integrando os órgãos estaduais e a Prefeitura.
O chefe do Executivo, José Antônio Pedretti, salientou a importância da desburocratização, uma vez que, a abertura de um empreendimento demorava até 40 dias, mas com a chegada do programa – que já está em operação desde o início deste mês – o licenciamento de empresas não ultrapassará cinco dias.
O programa contribuirá somente para a abertura de empresas de baixo risco, ou seja, aquelas que não representam risco em seus entornos, diferente daquelas de alto risco como, por exemplo, postos de combustíveis e depósitos de fogos de artifícios.
O prefeito determinou a integração do Via Rápida Empresa no município assim que soube da existência do programa. Rapidamente, servidores municipais foram enviados à capital paulista para os cursos de capacitação. “Desde o início do meu mandato venho incentivando a vinda de novas empresas para geração de emprego e renda em Dracena e com a adesão deste programa, os empreendedores avançarão de forma rápida com seus negócios”, destacou Pedretti.
Mais de 60 municípios no Estado já aderiram e se integraram ao Módulo Estadual de Licenciamento do Via Rápida Empresa e Dracena é a primeira cidade do Oeste Paulista a aderir ao programa.
Além do prefeito Pedretti, na solenidade do lançamento compuseram a mesa diretiva o agente de desenvolvimento do Posto do Sebrae, Caio Lemos; gerente administrativa da Associação Comercial e Empresarial (ACE), Rosana Valcezi; presidente da Câmara, Moisés Antônio de Lima; representante do Conselho Regional de Contabilidade, Matilde Lopes de Oliveira Santos; presidente do Programa de Desenvolvimento Sustentável (Prodes), Douglas Manfré e secretário de Indústria Comércio e Habitação, Luiz Vivaldo Schmidt.
SERVIÇO – Os interessados podem ter acesso ao programa pelo site da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) www.juscesp.sp.gov.br
Mais informações também podem ser consultadas no setor de Arrecadação da Prefeitura pelo telefone (18) 3821-8003.