Como vamos devolver o Planeta Terra que emprestamos das futuras gerações que estão por vir (filhos, netos, bisnetos e etc). Já tivemos comprovação do quanto à falta de atenção aos recursos naturais alterou a qualidade de vida do planeta, como catástrofes em todos os sentidos. Observar alguns costumes ou práticas pode ajudar a qualidade de vida das pessoas. Vamos pensar na sustentabilidade? Que tal praticarmos os cincos erres (5Rs)?

1º – Repensar – Antes de comprar qualquer produto você deve se perguntar se realmente existe a necessidade de comprar, pois quanto mais comprarmos mais lixo produzimos. Havendo realmente a necessidade desse produto, pense o quanto ele pode agredir o meio ambiente, vendo se ele é feito de um material que pode ser reciclado ou reutilizado.
2º – Recusar – Nem sempre os produtos que vamos comprar são bons para o meio ambiente e para a nossa saúde, por isso recuse aqueles que podem prejudicar a natureza de alguma forma, desde a fabricação até o momento em que fazemos o descarte no lixo, por exemplo: recuse os produtos que utilizam mais de uma embalagem; se o produto derivado de madeira, como papel, lápis, escolha aquele em que o fabricante faz reflorestamento para não acabar com as nossas florestas.
3º – Reduzir – Essa atitude também é bastante importante. O tempo todo estamos realizando o consumo, seja se alimentando, tomando água ou utilizando a energia elétrica para ligar algum aparelho. Também realizamos consumo desnecessário quando compramos algum produto que não sabemos se realmente vamos utilizar. Por isso, devemos reduzir a compra não só de produtos de pouca importância.
4º – Reutilizar – Para que possamos reduzir consumo, uma das principais formas é reutilizar produtos e embalagens que já foram comprados. Essa reutilização pode ser por meio de criação de artesanato com materiais que seriam descartados, como garrafas PET e latinhas de alumínio. Reutilizando mais as pessoas vão comprar menos, fazendo com que menos produtos sejam fabricados e, assim menos lixo vá parar na natureza.
5º – Reciclar – O processo de reciclagem ajuda não só na redução da retirada da matéria prima da natureza, como ajuda, também com a geração de empregos nas usinas de reciclagens. Após você utilizar os 4 Rs acima (repensar, recusar, reduzir e reutilizar), alguns materiais que sobraram do seu consumo e viraram lixo devem ser reciclados, papéis, metais, vidros, pilhas e produtos eletrônicos da matéria orgânica (restos de alimentos e madeira).
É com este pensamento que a Prefeitura Municipal de Dracena, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, deseja a todos os moradores do Planeta Terra um Feliz 2015.
*Secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Dracena.