Em cerimônia ontem, 11, à tarde, no Palácio dos Bandeirantes, foram entregues os certificados do Programa Município Verde-Azul para 118 cidades que mais desenvolveram atividades e projetos na área ambiental durante o ano. Da região, Adamantina é a melhor classificada no ranking estadual, em 18º lugar, com 92,26 pontos.
Em seguida estão os municípios de Flórida Paulista, que ficou em 26º lugar, com 91,32 pontos; Dracena, em 57º lugar, com 86,53 pontos; São João do Pau D´Alho, em 58º lugar com 86,52 pontos; Nova Guataporanga, em 59º lugar com 86,18 pontos; Ouro Verde, em 65º lugar com 85,35 pontos; Rinópolis, em 87º lugar, com 82,68 pontos e Tupi Paulista, em 90º lugar, com 82,09 pontos.
Em 2013, Adamantina ficou na 42ª posição do ranking Ambiental Paulista e nesse ano, subiu na classificação, ficando entre os 20 primeiros do Estado.
Essa foi à sétima edição do Programa e nesse ano, 118 municípios receberam o Selo Verde-Azul. Lançado em junho de 2007, o Programa tem como principal proposta, descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.
Os municípios receberam uma nota ambiental, que varia de zero a 100, e avaliação dos seus desempenhos em dez diretivas. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
“As prefeituras com nota acima de 80 serão reconhecidas pelo exemplo ambiental e receberão o prêmio Município Verde-Azul. O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop)”, informa a Secretaria.
DRACENA – O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Antenor José de Oliveira Filho, acompanhou a premiação no Palácio dos Bandeirantes. Ele salientou que mesmo Dracena estar classificada na 57ª posição (3º lugar na região), e no ano passado ter ficado no 47º lugar, a pontuação em 2014 aumentou, passando de 84 pontos no ano passado para 86,53 nesse ano. “Significa que os investimentos na área ambiental estão sendo realizados, é uma ótima classificação a nível estadual”, ressaltou. No ano passado, conforme o secretário, somente 67 municípios receberam o certificado Município Verde-Azul, número que nesse ano subiu para 118.
A participação dos municípios no Programa nesse ano também aumentou, de acordo com Antenor, passando de 587 em 2013 para 610 em 2014.
O prefeito Jose Antonio Pedretti, que não pode comparecer no evento, por estar com compromissos na cidade, destacou a premiação, salientando investimentos que vem sendo realizados em áreas como o saneamento básico, programas de educação ambiental, coleta seletiva do lixo, entre outros.
Segundo o prefeito, são iniciativas que continuarão sendo realizados no município no próximo ano. Ele acrescenta que o certificado Verde-Azul beneficia a cidade com o repasse de equipamentos e maquinários que são importantes na área ambiental para a prefeitura.
Também acompanharam a premiação, o presidente da Câmara, Moisés Antonio de Lima e os vereadores, Rodrigo Parra e Ailton Lorencetti.