O governador Geraldo Alckmin entregou nesta segunda-feira a terceira e última etapa das obras de remodelação do Trevo Waldo Adalberto da Silveira, na altura do km 307,5 da Rodovia Anhanguera (SP-330), o Trevão de Ribeirão. Inicialmente, esse segmento estava previsto para ser concluído em setembro de 2015, mas foi antecipado e vai beneficiar mais de 1,5 milhão de moradores de Ribeirão Preto e cidades vizinhas, além de usuários das rodovias que passam pela região.

“Uma grande obra feita antes do prazo, com custo baixo e com qualidade”, destacou o governador Geraldo Alckmin durante a inauguração do trecho.

A obra faz a interligação da Rodovia Anhanguera com avenida Castelo Branco, sentido Ribeirão Preto, e Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255), sentido Araraquara. Além dos acessos, foi implantada uma passarela com extensão de 440 metros para pedestres sobre a Anhanguera e a SP-255.

Somente nas obras entregues hoje foram investidos R$ 19,5 milhões. No total, foram aplicados R$ 120 milhões no novo complexo viário. Em maio deste ano já havia sido liberado ao tráfego o segmento do Trevão que faz a interligação da Avenida Castelo Branco com a Rodovia Abrão Assed (SP-333). A segunda etapa, entregue em setembro, interliga as rodovias Prefeito Antonio Duarte Nogueira (SP-322) e Antônio Machado Sant’Anna (SP-255) com a Anhanguera.

As pistas da 3ª etapa liberadas hoje vão facilitar o acesso à avenida Pres. Castello Branco, sentido Ribeirão Preto e Araraquara (utilizando a SP-255), de veículos vindos, por exemplo, de São Paulo pela Anhanguera (SP-300), tornando mais seguras e mais ágeis as manobras dos motoristas, propiciando que façam a viagem de forma direta, sem interseções. Com a entrega da obra, realizada pelas concessionárias Autovias e Vianorte sob fiscalização da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), o usuário que usa o trecho encontrará o tráfego fluindo melhor e com maior segurança.

O novo Trevão, projetado para suportar o tráfego de veículos nos próximos 30 anos, irá aumentar a capacidade de fluxo e eliminar gargalos na chegada a Ribeirão Preto. No total, a obra tem oito viadutos com extensão de 630 metros cada e 20 alças de acesso e retorno, em um complexo viário com 11,8 mil metros de extensão, além de passarela de pedestres com extensão de 440 metros, que permitirá também a travessia de ciclistas.

Construído em 1972, o trevo ficou saturado para o atual fluxo de veículos que trafegam pela região. Eles são obrigados a percorrer vias que se cruzam, provocando congestionamentos e aumento dos riscos de acidentes. No horário de pico é comum serem formadas filas e o tempo de travessia ser excessivo. Passam diariamente pelo trevo 80 mil veículos, atingindo 8 mil carros nos horários de pico. Para a construção do complexo, iniciado em maio de 2013, foram gerados 1,5 mil empregos diretos.

Investimentos na região de Ribeirão Preto. Os investimentos do Programa de Concessão de Rodovias do Estado de São Paulo na região de Ribeirão Preto de 2011 até agora somam mais de R$ 249 milhões, entre obras concluídas e em andamento. Entre as principais intervenções realizadas na atual gestão nessa região estão a implantação do viaduto de transposição sobre a SP-330 na altura do km 309, na Avenida Henry Nestlé, entregue em dezembro de 2012; e o recapeamento de mais de 130 quilômetros da SP-330, entre os kms 318,5 e 449,73 (de Ribeirão Preto a Igarapava), concluído em março de 2013.

Além dos investimentos nas rodovias, a concessão permite o repasse ao município do ISS-QN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) que incide sobre as tarifas dos pedágios. Desde o início do programa de concessão, os municípios da região de Ribeirão Pretos receberam juntos R$ 135,3 milhões, dos quais só este ano (de janeiro até agosto) foram R$ 12 milhões. Verba que pode ser utilizada pelas administrações municipais para investimentos em transporte ou outros setores.