As tradicionais ceias de Natal e Ano Novo – fortemente representadas por farturas cujas calorias e teores de gorduras não são exatamente controlados – levam as pessoas a caírem em tentação, mas vale observar que o exagero somado ao maior consumo de álcool não só acarretam gordurinhas difíceis de perder, mas também podem sobrecarregar o organismo de forma custosa. Confira, a seguir, algumas dicas de como participar das refeições comemorativas de forma prazerosa e consciente:
Controle as porções: “Não é preciso fugir de todas as guloseimas, afinal, é período de festas, e precisamos comemorar”, diz Simone Spadaro, nutricionista da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Para manter o controle, o ideal é fazer pequenas refeições ao longo do dia da ceia, como um iogurte desnatado, frutas e alimentos integrais. “Isso ajudará no controle da compulsão alimentar por alimentos calóricos e gordurosos”, explica a nutricionista. Ao montar o prato, vale abusar das saladas e escolher pequenas quantidades de cada alimento preferencial, sem privação, nem exageros.
Faça escolhas inteligentes: uma boa ceia é rica em oleaginosas, carnes proteicas e frutas típicas da estação que fazem muito bem à saúde. Que tal aproveitar os benefícios desses alimentos? Ao desfrutar dos petiscos e aperitivos, opte pelas versões sem sal de castanha de caju e do Pará, nozes, avelãs, amendoim, entre outras. “Uma dose de 50 a 60 gramas por dia fornece gorduras boas que protegem o coração”, diz Simone.
Consuma carnes com sabor e sem culpa: optar pelo tradicional chester – carne magra por natureza – é uma decisão saudável e deliciosa. Procure driblar as peles de aves e, se possível, resistir às versões defumadas, fritas, à pururuca, ou mesmo pratos principais excessivamente salgados, como o bacalhau.
Fique atento ao teor de açúcar: embora sejam abundantes na época, frutas cristalizadas e passas concentram alto teor de açúcares. Da mesma forma, panetones recheados, tortas e refrigerantes podem ser armadilhas. Entretanto, como recurso para adoçar a noite, é possível recorrer às frutas da estação em forma de sucos ou nas versões in natura.
Desvie do álcool em excesso: tradicionalmente, as refeições solenes costumam ser regadas a drinques – cervejas, champanhe, vinhos, entre outros tipos de bebidas alcoólicas. Além de arriscado para os motoristas da rodada, o álcool em excesso pode causar desidratação. Nesse caso, a receita para não prejudicar o organismo é beber com moderação, intercalar ou substituir o consumo com a ingestão de sucos e, principalmente, ingerir bastante água.
Pós-festa? Detox!: Famosas na atualidade, as dietas detox auxiliam na eliminação de toxinas acumulados pelo excesso cometido entre Natal e Ano Novo, como abuso de gorduras e álcool. Em geral, as receitas são baseadas no consumo de frutas, hortaliças, sucos e chás com fibras e propriedades diuréticas e termogênicas. Porém, é preciso ter cautela na hora de aderir à prática: “uma dieta detox rígida, na qual apenas a ingestão de líquidos é permitida, tem tempo médio de 1 a 2 dias”, alerta Simone Spadaro. (Fonte: Beneficência Portuguesa de São Paulo www.beneficencia.org.br).