O prefeito José Antonio Pedretti (PR) não esconde sua preocupação com os destinos do município, ao longo de 2015. Ao ter que arcar com os custos da iluminação pública, que incluema manutenção dos postes de energia elétrica, a troca de lâmpadas e demais reparos, minguarão os recursos para investimentos em áreas importantes como saúde, educação, conservação das vias públicas e saneamento, só para citar algumas.

… problemas novos
Ao encampar, compulsoriamente, aquela incumbência que era da Elektro, “iremos assumir uma despesa que não existia antes”, afirma o prefeito. A estimativa de Pedretti é que o poder executivo terá um gasto de aproximadamente R$ 1,5 milhão por ano. Não resta dúvida de que se trata de uma despesa extra de grande porte.

Depois do vendaval
Ontem, moradores e empresários de Panorama faziam um balanço dos estragos, provocados pela tempestade de quinta-feira. Árvores arrancadas e prédios destelhados podiam ser vistos no bairro Aeroporto. Em Tupã, prefeitura e defesa civil também trabalham na tarefa de encontrar recursos para recuperar o asfalto de vias públicas arrasadas por chuvas fortes que caíram no começo da semana.

Terra, mar e ar
Entre hoje e amanhã, cerca de 230 mil pessoas devem deixar São Paulo. De acordo, com as companhias de aviação e a empresa que administra os três maiores terminais de passageiros paulistanos, Rio de Janeiro, sul de Minas e cidades litorâneas e do interior paulista sãos destinos preferidos. Mais um motivo para que os motoristas redobrem os cuidados nas limitadas rodovias que servem esta região.

Índices assustadores
Mesmo sem computar os números deste mês que agoniza, 2014 já se tornou a temporada com mais roubos no estado de São Paulo, nos últimos 13 anos. Foram 286.523 crimes daquele tipo, entre janeiro e fevereiro, número superior a qualquer outro registrado, desde 2001. Naquele rol, estão incluídos os latrocínios, roubos seguidos de morte. O governador Geraldo Alckmin (PSDB)não havia comentado os alarmantes números, até ontem de manhã.

Superherois
O deputado Aldo Rebelo (PC do B) deve ser um sujeito dotado de uma capacidade incomum. Só essa grande virtude justificaria o fato de largar o ministério do Esporte para assumir a pasta de Ciências e Tecnologia. Por sinal, seu substituto já chega com sérias dúvidas, quanto a seu futuro desempenho. Pastor licenciado e deputado federal (PRB/MG), George Hilton é dono da empresa Visão e Locação de Transportes que tem um processo de execução fiscal na Justiça Federal.

Contra argumentos…
Para justificar a estranheza da troca tão radical de funções de Rebelo, a coluna apurou que, em meados dos anos 1990, ele apresentou um projeto de lei que proibia o uso de tecnologia nas repartições públicas, para evitar que os burocratas perdessem seus empregos. A fonte concluiu: “Devia lamentar, então, o progresso já obtido com as máquinas de escrever elétricas e com as copiadoras xerox e, certamente, tremia em pensar no que poderia acontecer ao serviço público com o uso de computadores”.

Boas festas
Embora com atraso, agradeço e retribuo os votos do cirurgião-dentista Rodrigo Alcântara Tessarini, da professora BenairMansano, dos empresários Xico e Xica Caldas e do primo Paulo Cesar Andrêo.