Os aplicativos para celulares ganham cada vez mais espaço nos aparelhos e também no mercado. Além da diversão promovida pelos jogos disponíveis, os usuários de smartphones e tablets têm infinitas opções de utilitários pagos e gratuitos que podem ajudar a controlar gastos, indicar rotas de lazer na região, informar sobre o trânsito e até mesmo contar calorias de uma dieta.
De acordo com o consultor de Marketing do Escritório Regional do Sebrae-SP, Eliezer Sales Ramos, o mercado de aplicativos está em crescimento e possui várias opções de serviços. “Este setor tem proporcionado oportunidades para grandes empresas e startups. Atualmente a Google Play possui 1,3 milhões de aplicativos. Já Apple Store, conta com 1,2 milhões”, afirma.  
A ferramenta é utilizada pelas empresas como estratégia de marketing para dar mais destaque ao negócio. De olho neste mercado, empreendimentos da região também começaram a adotar a tecnologia. Em Presidente Prudente, o empresário Milton Tsukamoto  criou um aplicativo de interação com os clientes. A empresa é do setor de tecnologia da informação e investiu no programa para medir o grau de satisfação dos serviços oferecidos.
“Os empresários estão enxergando a importância das tecnologias mobiles”, afirma Tsukamoto. Ele acrescenta que o retorno de uma pesquisa de satisfação por aplicativo mostra o resultado mais rápido e já tabelado, diferente de uma pesquisa via telefone. “Muitos clientes já sentem o resultado nessa rapidez que o app promove”, diz.
Já Marcus Junqueira, empresário do segmento de alimentação, resolveu contratar o serviço de um aplicativo de entregas. “Basta consultar a cidade que ele mostra os restaurantes cadastrados”, explica. Assim a pessoa pode fazer o pedido pelo celular ou computador e receber a refeição no endereço que desejar.
O empresário afirma que achou muito vantajoso anunciar seu serviço na ferramenta, já que é um investimento com retorno certo. “Eles só cobram em cima das vendas, então a princípio não tive custos”, ressalta. Marcus está usando o aplicativo há seis meses. “Algumas pessoas preferem a comodidade de pedir comida pela internet”, conta Marcus.  
De acordo com o consultor do Sebrae-SP, para o resultado ser assertivo também é preciso conhecer e entender o consumidor que se deseja atingir,  suas necessidades e melhores caminhos.
“Pense nos benefícios que uma empresa terá se desenvolver um aplicativo que a manterá conectada em tempo integral com seu público, com atualização em tempo real”, ressalta o consultor. 
Segundo ele a ferramenta é uma ótima opção para controlar o retorno de marketing da empresa. “O empreendedor poderá fazer promoções e ofertas com notificações e garantirá exposição maciça da sua marca, sem falar que aplicativos geram engajamento entre os clientes”, avalia Eliezer. 
SERVIÇO – Para empreendedores interessados em melhorar as estratégias de marketing, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Presidente Prudente possui oficinas e palestras sobre o tema. Mais informações pelo telefone (18) 3222-6891 ou na sede, que fica na rua Felício Tarabay, 408, centro. ​