A Associação de Assistência Social Santo Antônio de Junqueirópolis, classificou-se em primeiro lugar no 1° Prêmio de Inovação Social das regiões Alta Paulista-Alta Noroeste- Fernandópolis, nas categorias de Proteção Especial de Média Complexidade e Proteção Especial de Alta Complexidade.
Na categoria média complexidade, a premiação ocorreu com o projeto Jovem Cidadão – Interação Social e Comunitária e na categoria de alta complexidade, com o Lar Santo Antônio, por meio do Projeto Comunicação Intergeracional – Projeto Espaços e Trocas.
A entrega das premiações foi feita no dia 28 de novembro, no Salão dos Pratos, Palácio dos Bandeirantes.
O 1° Prêmio de Inovação Social é um reconhecimento às práticas inovadoras que melhoram as condições de vida das famílias paulistas. Os critérios usados pela comissão julgadora na avaliação dos projetos foram, promoção, articulação, gestão e sustentabilidade.
A iniciativa visa o reconhecimento público, promoção e difusão de práticas bem sucedidas, implementadas pelas organizações da sociedade civil que atuam mediante repasses diretos e indiretos da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.
O Lar Santo Antônio destacou-se através do projeto: Comunicação Intergeracional – Projeto Espaços e Trocas que baseia-se na oportunidade de proporcionar experiências entre as gerações fora do contexto familiar, rompendo com o isolamento social do idoso, mitos e estereótipos relacionados ao envelhecimento.
A comunicação intergeracional foi desenvolvida em parceria com as escolas municipais, centros educacionais e clubes de serviços do município.
O Projeto Jovem Cidadão classificou-se com o Projeto Interação Social e Comunitária.
Os principais resultados do projeto foram a convivência em grupo que favoreceu a participação em cursos e atividades, melhorou os relacionamentos interpessoais, contribuiu para formação social, amenizou a evasão escolar, reduziu o índice de atos infracionais cometidos por adolescentes, bem como reduziu a reincidência. Os atos infracionais atuais são considerados de menor gravidade.
Possibilitou ainda, o acesso à informação inerentes aos direitos sociais e exercício da cidadania. A diretoria agradece a população junqueirópolense pelo apoio e parceria, sem a qual a premiação não seria possível.