Com a aproximação das festas de fim de ano, que tal fazer um brinde com uma cachaça contendo flocos ouro? Há pouco mais de seis meses foi lançada em todo o Brasil, a Cachaça Middas, pelo jovem empreendedor Leandro Dias, 32 anos.
A cachaça é produzida e envasada em Dracena pela Destilaria Vitória, situada em uma das mais antigas propriedades da cidade, na Fazenda Catarina, que também produz a conhecida Cachaça Catarina.
A Middas tem seu blend exclusivo, pois é armazenada em tonel de madeira de amendoim do campo com um percentual mínimo de inox, o que diminui a acidez e oferece uma suavidade que nenhuma outra madeira apresenta, tornando o sabor único e aveludado.
A proposta de Dias é oferecer um produto de altíssima qualidade. Segundo ele, a ideia de colocar o ouro comestível na bebida, além de ser uma prática realizada ao redor do mundo, foi uma maneira de agregar valor e ressaltar a qualidade da cachaça brasileira.
A cachaça já está em processo de análise para exportação, e até fevereiro de 2015 já deverá ser exportada para os Estados Unidos. Em breve, outros países como Japão e Alemanha também deverão receber o líquido. “Iremos focar na exportação, porque, uma vez que, você coloca sua cachaça no mercado externo, o próprio brasileiro começa a admirar com outros olhos e valorizar ainda mais o produto”, ressaltou Dias.
A garrafa possui design e fabricação francesa. Já o ouro comestível é importado da Alemanha. O nobre metal é tratado em laboratório e todas as impurezas são retiradas, para que ele possa ser consumido. O ouro não possui gosto característico e não altera o sabor da bebida.
Dias explicou que o ouro é uma forma de interatividade com a bebida “para aqueles que apreciem uma cachaça Premium deem seu toque de Middas”, disse o empresário se referindo ao Rei Midas, personagem da mitologia grega, que tinha capacidade de tornar ouro tudo aquilo em que tocava.
Os flocos de ouro 23 quilates são oferecidos dentro de uma ampola que acompanha a garrafa. O ouro deve ser misturado ao produto,  transformando-o não só visualmente, mas trazendo ao seu paladar a mais pura  sensação de prazer e luxo.
O jovem empreendedor é natural de Adamantina, mas atualmente reside em São Paulo. Para criar a Middas, Dias visitou alguns alambiques e optou pela parceria com a Destilaria Vitória, através do empresário André Fioravante, devido ao método de produção e qualidade do produto, além de uma ótima infraestrutura. Leandro também quis valorizar o estado de São Paulo e principalmente a Nova Alta Paulista.
Dracena está sendo reconhecida internacionalmente devido à produção da cachaça. No último mês, a Cachaça Middas ganhou medalha de prata na premiação do New York International Spirits Competition, concurso internacional de destilados de Nova Iorque, ficando entre um dos melhores destilados do mundo.
A revista The Tasting Panel Magazine, uma das maiores revistas americanas com focos em destilados, também avaliou a cachaça e deu uma das notas mais altas já concedidas para cachaças, com pontuação 93.
“Sensorialmente e quimicamente falando a cachaça é superior ao uísque, a vodka e demais destilados, porém nós brasileiros temos um paladar onde damos muito valor ao que vem de fora e esquecemos-nos dos produtos do nosso País”, concluiu o empresário.
Dias disse estar muito feliz e satisfeito com a valorização da cachaça no mercado americano. O rótulo – com formato espiral desenvolvido por publicitários de Presidente Prudente – também foi premiado em concurso de melhor design realizado pela Unesp. A bebida ainda foi destaque em publicações das revistas Veja e Globo Rural e no jornal Folha de São Paulo.
EXCLUSIVO – Leandro Dias informou com exclusividade à reportagem do Jornal Regional que no próximo mês será lançada a Middas Reserva, uma versão ainda mais sofisticada da cachaça. Já no mês de maio, será lançada a Middas Mel e Limão visando o público feminino que tem preferência por bebidas mais adocicadas. Ambas também conterão flocos de ouro comestível.
A Cachaça Middas pode ser adquirida somente pelo site http://loja.middascachaca.com.br, pelo valor de R$ 149,90. A distribuição começou há pouco mais de seis meses e já atingiu todos os estados brasileiros.