No último dia 22, a Secretaria Municipal de Saúde de Brasilândia (MS) realizou o segundo dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil. A imunização, que acontece desde o início do mês de novembro, foi realizada nas unidades de Estratégia de Saúde da Família dos bairros Jardim Mão Amiga e José Rodrigues e na Unidade Básica de Saúde.
De acordo com a coordenadora de imunização, Roberta Assis Cunha, foram imunizadas 57,31% das crianças de até 6 meses de idade; 53,05% das crianças de até um ano de vida; 65,26% das crianças de até dois anos; 60,43% das crianças de até três anos; e, 58,06% das crianças de até 4 anos e 11 meses e 29 dias. No total, Brasilândia já vacinou 479 crianças, ou seja, 59,21% do público-alvo.
O secretário de Saúde, Oziel Soares, reforçou o pedido para que os pais ou responsáveis que ainda não levaram seus filhos para se vacinarem, procurem a unidade de saúde mais próxima de sua casa. A meta de vacinação contra a pólio é de 95% de todas as faixas etárias.
Devem tomar a vacina contra a poliomielite as crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos. O objetivo é manter o Estado de erradicação da doença no Brasil, que não apresenta casos de poliomielite desde 1990.
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 6,4 milhões de crianças já receberam a vacinação contra a poliomielite, o que representa 50,4% da meta estabelecida. Contra o sarampo, 5,1 milhões de crianças já receberam a dose, cerca de 48,1% do público-alvo.
O objetivo é imunizar 12,7 milhões de crianças contra a poliomielite e 10,6 milhões de crianças contra o sarampo. Para isso, o Ministério disponibilizou mais de 17,8 milhões de doses da VOP (Vacina Oral Poliomielite).