Adamantina se destacou com a conquista de mais uma certificação do selo Município Verde-Azul e ficou em 18° no Ranking Ambiental do Estado, com 92,26 pontos, sua melhor classificação desde o início do Programa Município Verde-Azul, em 2007. A premiação ocorreu na semana passada, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.
O Programa premia, ainda, o município melhor colocado em cada uma das 22 Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos – UGRHI´s do Estado. Na região do Rio Aguapeí/ Peixe, Adamantina foi a cidade que obteve a melhor pontuação e por isso recebeu pelo 2º ano consecutivo o Prêmio Franco Montoro.
Para o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Adamantina, Eriston Bellusci, a conquista é resultado do trabalho de toda equipe da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Saama) que conseguiu cumprir com todas as diretivas do programa de modo a obter uma boa avaliação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. “Nosso objetivo é conseguir no próximo ano ficar no ranking das 10 melhores cidades do Estado”, disse.
De acordo com Eriston, a política ambiental esta cada vez mais complexa e exigente, o que torna a conquista pelo selo algo ainda mais significativo.
O secretário assumiu a Saama no início de 2012 e conta que vários projetos foram implantados e outros aprimorados. “A somatória de tudo que foi desenvolvido nos trouxe este resultado”, afirma.
Embora não saiba qual diretiva foi melhor avaliada, o secretário listou algumas ações importantes como o projeto do Horto Florestal localizado no Parque dos Lagos que é uma instalação modelo, construída com material de reuso.
Ao longo desse ano também foi trabalhada a Lei dos Mananciais com a plantação de 7 mil mudas próximo as nascentes de rios. Além disso, foi plantado mudas de árvores na área urbana em parceria com escolas municipais, estaduais e particulares, que trabalharam a educação ambiental em sala de aula, o que também garantiu pontuação.
O secretário enfatizou, também, o Projeto Piloto Floresta com a implantação da calçada ecológica. Além disso, há o controle de medição do ar, que afere o índice de fumaça preta da frota municipal e do Corpo de Bombeiros, de acordo com o que estabelecido, quando o índice está acima, o veículo é encaminhado para manutenção para controlar o monóxido de carbono.
O plano de arborização, outro importante projeto, controla a poda, erradicação com o plantio compensatório e prevê autuação quando as medidas não são cumpridas. Atendendo as ações estabelecidas, foi criado o Conselho Municipal do Meio Ambiente – Consema, para estudar projetos dessa área.
O certificado de Município Verde-Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado.
Além de Adamantina, outras 117 cidades foram certificadas com o selo. No ano passado o município apareceu em 49º lugar no Estado. No total, 610 cidades participaram do Programa este ano.