Agentes da Vigilância Epidemiológica (VE) encontraram ao menos 20 escorpiões da espécie amarelo durante a varredura realizada ontem, 22, no Balneário Municipal ‘Frederico Platzeck’.
Por conta da extensa área do balneário, a Sucen enviará uma equipe para auxiliar e passar orientação técnica aos agentes da VE. A equipe deve chegar até amanhã, 24.
A administração do balneário fechou os portões da entrada principal para evitar fluxo de pessoas dentro do recinto, de modo a atrapalhar o serviço dos agentes, que vistoriaram ralos de banheiros, bueiros e tampas de esgotos.
A maioria dos escorpiões encontrados pelos agentes estava nas tampas de esgotos, local onde a espécie se alimenta de barata e outros insetos.
Segundo o diretor municipal de Saúde, Israel Gumieiro, todos esses escorpiões capturados deverão ser encaminhados ao Instituto Butantan, em São Paulo. Lá, biólogos extraem o veneno para preparo do soro antiescorpiônico.
A Prefeitura contratou serviços de dedetização para as escolas da rede municipal no próximo sábado, 27. Ainda está indefinida a data da dedetização do balneário. O aumento de visitantes nesta época do ano dificultou a realização do serviço.