O Natal já passou e o comércio ficou bem movimentado ontem, 26, dia popularmente conhecido como “Dia Mundial da Troca”. Aquela roupa que não serviu ou aquele presente que não agradou são os principais motivos para as lojas ficarem cheias nesta época.
Nem mesmo o calor de 36°C foi capaz de espantar os consumidores, pelo contrário, a área comercial de Dracena estava bastante movimentada na tarde de ontem, logo após as 13 horas, quando o comércio abriu as portas.
As vendas do período natalino podem representar lucro em dobro para alguns comerciantes. Passado o feriado de 25 de dezembro, algumas lojas, principalmente as de confecções e sapatos, começam a gerar expectativa pelas trocas de presentes. Na maioria dos casos, quem vai trocar algum presente que ganhou de Natal acaba pagando mais caro pelo produto trocado ou fazendo uma nova compra que não estava no planejamento.
A Loja Central estava cheia de clientes em busca de realizar trocas. O gerente da loja, Edson Luiz Dias conta que muitos clientes que foram trocar alguma peça de roupa, aproveitaram para levar mais alguma peça nova. “A maioria da troca é devido ao erro do tamanho”, disse o gerente que afirmou ainda que a troca foi em geral, tanto para o público feminino, masculino e infantil.
Edson pontua que este ano, as trocas dos produtos aumentaram 10% em comparação com o mesmo período das trocas do ano passado, além disso, as trocas alavancaram as vendas da loja, na qual os consumidores aproveitam o período para adquirir alguma outra peça para o Réveillon. A cor mais vendida tem sido o tradicional branco e amarelo.
A dracenense Simone Nonato aproveitou o início da tarde de ontem para fazer a troca de um presente que o filhinho João Miguel, de 7 meses, ganhou da madrinha. “Ele está crescendo muito rápido e a roupinha que ganhou ficou pequena”, disse ela que ainda confessou à reportagem que iria dar uma olhada em mais outras peças para o filho.
A Aliança Calçados e Bolsas também fez várias trocas devido a numeração incompatível. Segundo o proprietário da loja, José Roberto Salsman a sexta-feira pós-Natal estava surpreendendo na quantidade de vendas.
Ele garantiu que 95% das vendas neste Natal foram sapatos femininos, sendo a maioria para consumo próprio.
É o caso da família Rossi que veio de Ouro Verde escolher um lindo sapato para a estudante Mariane Possari Rossi ir a uma festa de casamento. Ela que esteve acompanhada dos pais Juliana e Reinaldo, acabou optando por uma sapatilha.
ORIENTAÇÕES – O Procon orienta que a nota fiscal é a segurança do consumidor e o que vai garantir a possibilidade de troca. Não existe produto sem garantia, a nota fiscal é suficiente para reclamar quanto à qualidade dos produtos não duráveis no prazo de 30 dias e para produtos duráveis no prazo de 90 dias.
Nos casos de trocas por defeito ou tamanho, é importante que o consumidor teste ou experimente o produto ainda na loja. De acordo com o Procon, isso pode evitar surpresas futuras ou uma segunda troca. Em casos de problemas quanto à qualidade do produto, a fundação orienta procurar a assistência técnica indicada pelo fabricante e solicitar a ordem de serviço.
A assistência terá 30 dias para resolver o problema. Se isso não ocorrer, o consumidor tem o direito de ir até a loja e pedir a troca do produto ou a devolução da quantia paga por ele. Se o comerciante se negar a trocar ou devolver, o consumidor deve entrar em contato com o Procon.
Já em casos de trocas simples (de produtos sem defeitos) o consumidor deve ficar atento a prazos estipulados pelas lojas para as trocas. O comerciante não é obrigado a fazer esse tipo de troca.