O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Aguapeí e Peixe (CBH-AP) realizou ontem, 11, de manhã, na Associação Dracenense de esportes e Cultura (Adec), a última reunião ordinária do ano, com a participação de prefeitos, secretários municipais, representantes da sociedade civil e órgãos vinculados ao meio ambiente e agricultura.
O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral (Cati) e União dos Produtores de Bioenergia (UDOP).
A reunião foi dirigida pelo vice-presidente do Comitê, Luiz Sérgio de Oliveira, representante da sociedade civil, Denis Emanuel de Araújo, diretor do DAEE de Marília e secretário-executivo do Comitê e Sílvio Ushijima, prefeito de Irapuru, representando os demais prefeitos do Comitê.
José Roberto Zarzur, secretário municipal da Educação, representou o prefeito José Antonio Pedretti que esteve no começo da reunião e não pode permanecer por ter outro compromisso na Prefeitura. O prefeito retornou para o encerramento do evento.
O CBH-AP, é presidido pelo prefeito de Garça, José Alcides Faneco e composto por 86 município, incluindo os da Alta Paulista. Na reunião, foram tratados assuntos como aprovação das normas e prazos para apresentação das ações do Comitê ao Fehidro, órgão que fornece suporte financeiro para a realização dos projetos.
São ações que incluem investimentos em projetos e planos de drenagem e macrodrenagem, controle de erosões rurais, obras de galerias pluviais, entre outros programas hídricos.
A exploração do gás de xisto, assunto que começa a ser discutido no Brasil e apresentado na reunião, segundo Sérgio de Oliveira, o tema deverá ser retomado em próxima reunião, que será realizada em março de 2015, quando também está previsto para ocorrer a eleição da nova diretoria do Comitê para o biênio 2015-16.
DESASTRES NATURAIS – Um dos temas mais importantes da reunião foi a apresentação pela direção das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) do projeto que está sendo desenvolvido em parceria da FAI com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para instalação de uma plataforma regional que irá fornecer dados ambientais da região.
O vice-diretor da Fai, Wendel Cleber Soares, informou que a plataforma será de grande utilidade para os municípios que compõem o Comitê. “Vai fornecer dados que irão contribuir para as análises ambientais”, informa.
“Podem ser previstos desastres ambientais como fortes ventanias, raios e tempestades que aumentaram muito na região, focos de queimadas, são informações agroambientais que as Prefeituras poderão orientar os proprietários rurais e irão contribuir para o desenvolvimento regional”, acrescenta o vice-diretor.
O prefeito Pedretti e o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Água, Esgoto e Pavimentação (Emdaep), Bonfiho Antonio, destacaram a importância de Dracena sediar pela primeira vez uma reunião do Comitê.
“Estamos recebendo prefeitos, autoridades e técnicos de Secretarias do Governo de São Paulo, para debater assuntos de extrema importância nos dias atuais, que são a preservação ambiental, os recursos hídricos que estão cada vez mais escassos e os projetos que podem ser desenvolvidos com recursos provenientes do Fehidro e que podem beneficiar Dracena e todos os municípios que compõem o Comitê”, ressaltaram.
Estiveram presentes, os prefeitos de Junqueirópolis, Hélio Furini, de Irapuru, Sílvio Ushijima e Rinópolis, Valentim Trevisan.