Professores e alunos da Escola Municipal Raimundo Pedro de Souza, localizada na Fazenda São Luis/Pontal, realizaram, na noite do último dia 28, mais uma edição do Sarau Cultural. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Brasilândia (MS).
A festa, que já é tradição na unidade escolar, trouxe como tema neste ano “O lugar onde eu moro”, com declamação de poemas, apresentações teatrais e musicais relacionadas à vida no campo. Além disso, a festa homenageou o fundador da escola, o senhor Raimundo Pedro de Souza, que completa 82 anos de idade no próximo dia 12 de dezembro.
O evento contou com a presença da coordenadora pedagógica das escolas rurais, Daniele Alpino, que representou a secretária de Educação, Débora Ladeia, e da secretária municipal Jô Silva, acompanhada pela coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social, Vânia Virginia Cano Manari.
Na primeira apresentação, a aluna do 6º ano, Ana Beatriz, leu o seu poema “Meu Lugarzinho”, que também foi escolhido para representar a escola nas Olimpíadas de Língua Portuguesa 2014. Depois houve o depoimento de filhos do senhor Raimundo, o primeiro foi de Antônio Miguel do Nascimento.
Na sequência, os alunos Kaique e Wellington fizeram a dublagem da música O” lugar onde eu moro”, da dupla Hugo e Thiago e depois, houve a encenação dos alunos do 1º e 2º ano, com a música “Sítio do seu Lobato”, com o CD da Galinha Pintadinha. Os organizadores apresentaram mais um depoimento de um dos filhos, José Pedro de Souza.
Na sexta apresentação, foi a vez dos alunos do 6º e 7º ano com da dança “Que vida boa”, de Victor e Léo, e depois foi a vez o teatro com os estudantes do 4º e 5º ano, com a encenação “O lugar onde eu moro”.
Na oitava apresentação, os alunos do 3º ano mostraram o gingado no pé, com uma música do forró do cantor Luiz Gonzaga. E mais uma vez, com cenário e os pequenos atores dos 6º ao 9º ano, interpretaram a música “No dia em que saí de casa”, de Zezé de Camargo e Luciano. O estudante Pedro de Souza Sobrinho, fez a leitura da crônica “Que dia”, escrita pelo próprio aluno.
Os alunos do 6º e 7º ano dançaram no estilo country e, na sequência, os convidados acompanharam o depoimento de Dorival Gonçalves. Mais uma encenação foi mostrada pelos alunos do 6º ao 9º ano com a música “O granfino e o caipira” e o encerramento ficou por conta da música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga.
O diretor da escola, Sandro Barboza, agradeceu a colaboração de todos os alunos, pais e em especial a sua equipe de professores, Vânia Leal, Mônica Amaral, Cristina Maia Prado, Kátia Regina Caitano, Andreia Cristina Martin, Maraisa Cristina Ferreira, Maristela, Neucide e a senhora Fátima, que auxiliou na confecção das roupas.
A escola começa a se preparar para a formatura do 9º ano, que ocorrerá no próximo dia 18, às 19h, na sede da escola.