Pela primeira vez, a cidade de Dracena aderiu às programações da Virada Inclusiva, que neste ano se encontra em sua 5ª edição, com o tema “Desenvolvimento Sustentável: A Promessa da Tecnologia”. A ação é realizada em todo o estado de São Paulo e além de celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – comemorado no dia 3 de dezembro – possibilita que todos possam estar juntos em ações inclusivas entre as pessoas com e sem deficiência. Veja as fotos do evento no www.portalreigonal.net.br
Na noite de quarta-feira, 3, a Prefeitura de Dracena juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdefi) realizou a abertura da Virada Inclusiva, no Ginásio de Esportes “Alaor Ferrari” com diversas apresentações artísticas ao público, entre ele, autoridades municipais.
Houve a apresentação de entidades como Projeto Criança Feliz, fanfarra da Apae, apresentação musical em libras, espetáculo de dança “Sorria” com as cadeirantes da Associação da Pessoa com Deficiência Física de Dracena – Superando Limites (Adef-Suli), e ainda a entrega de medalha para Rogério Francisco de Souza, único representante da região oeste do Estado de São Paulo nas Paraolimpíadas Escolares, sendo o terceiro melhor do Brasil. No evento também foi divulgado a criação do Comdefi em Dracena à comunidade.
Para Any Kelle do Nascimento Silva Pelegrinelli, presidente do Comdefi, a Virada Inclusiva promove a interação entre os deficientes e a população. A ação cresce a cada ano e isso é sinal de que mais pessoas estão aderindo ao movimento pela inclusão da pessoa com deficiência.
A programação continua neste sábado, 6, às 8h, no Ginásio de Esportes “Alaor Ferrari” com palestra motivacional presidida por Alex Gomes Vieira e com o defensor público do Estado, Danilo Pereira Leite. No domingo, 7, a 5ª Virada Inclusiva será encerrada com apresentações de danças da Avahu e da Apae e demais atividades, na Praça Arthur Pagnozzi, às 20h.
Desde 2010, a Virada Inclusiva reúne diversos representantes da sociedade civil organizada, pessoas de todas as classes que em comunhão, celebram esse dia criando uma agenda, além de prestar homenagem a um exemplo da humanidade.