A Secretaria Municipal de Educação de Adamantina fecha o ano com importantes avanços e mais o reconhecimento no Estado pelo trabalho que está sendo desenvolvido.
Recentemente, representantes da Secretaria de Educação foram convidadas pela Unesp a representar Adamantina e região em um importante congresso no Rio de Janeiro, cujo tema principal é o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, plano este que Adamantina apresentou ações diferenciadas que resultaram no significativo avanço no último ano.
De acordo com o secretário de Educação Wilson Hermenegildo, a avaliação mostrou que os estudantes da rede de ensino municipal estão aprendendo mais cedo e de maneira efetiva, graças ao trabalho que visa adotar a consciência fonológica. Segundo Maria Vagna da Silva Ribeiro, assistente técnico-pedagógica e coordenadora do Plano em Adamantina, as crianças precisam entender o som que emitem com a fala, ter consciência que as palavras são formadas pelos sons, assim o desenvolvimento na alfabetização é mais rápido e melhor.
Maria Vagna e a orientadora do Plano, Viviane Pereira de Souza, participam do “Seminário Regional do Sudeste: As Vozes dos Municípios no Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa” em 16 e 17 de dezembro no Rio de Janeiro e entendem que a troca de experiências trará ainda mais resultados positivos.
“Temos uma excelente equipe que trabalha com um planejamento sério e a longo prazo. Este convite demonstra que as ações que começaram a ser implementadas no ano passado já estão dando resultado, o que nos deixa extremamente satisfeitos”, destacou o prefeito Ivo Santos.