“Deixei meu sapatinho na janela do quintal, Papai Noel deixou meu presente de Natal. Como é que Papai Noel não se esquece de ninguém. Seja rico, ou seja, pobre, o velhinho sempre vem”. Música como essa, típica natalina, é embalada em algum carro de som, loja do comércio e até mesmo pode ser ouvida com alguém cantarolando por aí.
Faltando menos de uma semana para a data mais aguardada do ano, quando é comum familiares se reunirem, trocarem presentes e decorarem a casa para a festa de Natal, o personagem principal e aclamado pelas crianças não pode ficar de fora.
Em Tupi Paulista, há 13 anos a casinha do Papai Noel chama a atenção não só dos tupienses, como também de moradores de outras cidades, que se encantam com a riqueza de detalhes no pequeno espaço dedicado exclusivamente ao personagem.
Para se tornar tudo mais real, desde o último dia 11 quando o local foi aberto para visitação é possível conversar com o Papai Noel, fazer pedidos e tirar muitas fotos. Para alegria de muitos pequeninos que acreditam em toda essa magia, eles ainda são recompensados com algumas guloseimas.
As crianças ficam encantadas com a decoração tanto interna quanto externa e os adultos não deixam de recordar a infância ao ver de perto algo que só fazia parte de seus sonhos.
Criada em 2001 na gestão do então prefeito Aristides Alonso Portela, a montagem da casinha já se tornou tradição na cidade e muitos aguardam ansiosos por sua abertura.
Por muito pouco a casinha quase não foi montada neste ano devido à crise financeira que a Prefeitura vem enfrentando há meses, segundo a diretora de Cultura, Alessandra Roda de Almeida. “O gasto foi muito pouco este ano na decoração. Reaproveitamos a maioria dos materiais utilizados em edições anteriores. Muitos objetos, como mobília e vasos são emprestados para que tudo fique muito bonito e não deixássemos de realizar essa atração na cidade para não perder o encanto”, diz.
A cada ano um novo tema é proposto na decoração. Este ano o tema é ‘Natal Encantado’, onde é possível observar imagens do Papai Noel trabalhando com peças em madeira na sua fábrica de brinquedos, enquanto a sua fiel companheira, a Mamãe Noel, trabalha na confecção de peças numa máquina de costura antiga. Uma belíssima imagem de presépio não poderia ficar de fora da decoração. O ambiente ainda é composto por arranjos e árvore de Natal, guirlanda, uma mesa com quatro cadeiras e o quarto do Noel.
Entre os temas merecem destaques o ‘Natal Tropical’, onde uma piscina e objetos que lembravam o verão foram expostos aos visitantes. O ‘Doce Natal’ com diversos enfeites em formato de guloseimas por toda casa e também o ‘Natal Gourmet’.
A chegada do Papai Noel também é novidade todos os anos. Este por exemplo, ficou radical ao chegar em um triciclo acompanhado de motociclistas do Moto Clube Terrazul, de Dracena. Em outros anos variou entre carroça, calhambeque e até mesmo de helicóptero.
Depois do Natal, os enfeites natalinos são cuidadosamente guardados em um depósito no Banco do Povo. Trata-se de um trabalho minucioso que requer muito cuidado na hora de manusear as peças.
Alessandra conta que por volta de julho a Administração faz uma reunião com a Diretoria para discutir o novo tema que será abordado. Em seguida é encaminhado ofício a agência dos Correios – proprietário do terreno que abriga a casinha – solicitando a disponibilização do local para a festa no final do ano. E em meados de novembro começa o processo de pintura e reparos na estrutura do local para que tudo fique ainda mais belo com mais uma atração de Natal na cidade.
A diretora pontua, ainda, que o prefeito Osvaldo Benetti tem muita vontade de construir uma casinha em local próprio da Prefeitura, no entanto, ainda não há nenhum local definido e nem quando isso poderá ocorrer.
Enquanto isso, crianças e adultos podem aproveitar mais essa edição que está sendo encantadora e muito elogiada.
A casinha do Papai Noel tem programação diversificada todas às noites, das 19h às 22h. Hoje, 19, apresentação de Edson e seus Cantores; amanhã e domingo, 21, visitação; segunda-feira, 22, haverá culto evangélico a cargo da igreja Presbiteriana; dia 23, encerramento com a Igreja Batista Nova Aliança. A Associação dos Artesãos também está expondo seus produtos no local todos os dias.