Agentes da Vigilância Epidemiológica (VE) de Panorama retomaram na manhã de ontem, 23, as buscas por escorpiões no Balneário Municipal ‘Frederico Platzeck’. Funcionários da Sucen auxiliaram agentes da Vigilância na aplicação de inseticida em bueiros, valas e nas proximidades dos quiosques, a fim de eliminar entre outros insetos a barata, principal fonte de alimento do escorpião.
A mobilização foi motivada pela morte de Erick Ricardo Soares, de 2 anos de idade, morador de Junqueirópolis atacado por um escorpião da espécie amarela, enquanto passeava pela passarela da orla do balneário de Panorama na quarta-feira, 17.
SOROS – A Diretoria de Saúde mantém no Pronto Socorro um banco de soro usado pelo médico da unidade quando pacientes apresentam reação a picadas de escorpião, aranha, cobra e taturana, popular lagarta de fogo. Neste banco também existem soros anti-rábico (raiva) e tétano.
Os soros são distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde através do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. Além de Panorama, cidades que possuem hospitais têm este mesmo suporte sorológico, é o caso de Dracena, Tupi Paulista e Junqueirópolis.