Na noite do último dia 22, na Câmara de Vereadores, em Brasilândia (MS), diversas crianças das escolas municipais e estadual de Brasilândia receberam o certificado de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A ação é promovida pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura.
Participaram do evento a primeira-dama Leia Diogo, a secretária de Educação, Floriana Débora de Souza Ladeia, que representou o prefeito Jorge Diogo; o major Élcio Almeida, que também é coordenador regional do Proerd; os vereadores Antônio José da Silva, Carlos Amorim de Assis, Evandro Inácio e Paulo Sérgio Abreu; além da presença das diretoras das escolas municipais, da Antônio Henrique Filho, a vice-diretora Giane Campos de Freitas; da Paulo Simões Braga, Célia Regina Ribeiro Cardozo, da Arthur Hoofig, Maristela Leôncio Castilho; do CEI Gisely Hippler, Eunice Mello; da presidente do Simted, Maria Inês Anselmo Costa; do secretário de Obras, Valdeíres Bento dos Santos; do presidente do Hospital Júlio César Paulino Maia, Dega; do membro do Conselho Municipal de Antidrogas, Silvia Barbosa; da equipe do Conselho Tutelar, além de amigos e familiares dos formandos.
No início do evento, foram apresentados os instrutores do Proerd de Três Lagoas, os policiais Dolviro e André Sena, e Bueno, de Brasilândia. Durante a sua fala, o policial militar de Brasilândia destacou a importância do programa dentro da vida de cada criança.
Na sequência, a formanda Maria Isabel Lima Leal realizou o juramento juntamente com as outras crianças presentes, prometendo resistir às pressões, controlar as tensões, cultivar o amor próprio e dizer não às drogas.
Além disso, foi entregue uma medalha e um prêmio para os estudantes Joyce Maria de Jesus Souza e Kely Regiane de Melo Barreto (Escola Municipal Antônio Henrique Filho); Heloisa Mara S. de Souza (Escola Estadual Adilson Alves da Silva) e Samuel Conceição da Silva (Escola Municipal Paulo Simões Braga) pela melhor redação elaborada, com o tema “Tomando uma decisão”.
Logo após deste ato, o major Elcio entregou a todas às autoridades, professores e diretores, uma camiseta do programa. E por fim, as autoridades entregaram três certificados aos estudantes.
No final, as crianças realizaram uma dinâmica e cantaram a música do Proerd junto com a mascote do programa, leão Dare.
PROERD – O Proerd é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por policiais militares que ministram aulas para crianças do 5º ano do Ensino Fundamental, e que tem por objetivo, por meio de ações preventivas, orientá-las para a resistência ao aliciamento de usuários e traficantes.
A ideia original nasceu nos Estados Unidos, onde o programa é denominado de D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) e foi adaptado para a realidade brasileira pelo Conselho de Comandantes Gerais das Policias Militares do Brasil.
São repassadas, aos estudantes, 12 lições com a utilização do Livro do Estudante, sendo aplicada uma aula por semana, com a utilização de recursos didáticos. O programa foi implantado em Mato Grosso do Sul no ano de 1997 e hoje está em mais de 60 no município e já atendeu, desde a sua implantação, mais de 200 mil crianças.
Em Brasilândia, 180 crianças foram as primeiras a receberem o programa.